Elementos para a Modernização das Polícias no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.31060/rbsp.2016.v10.n0.599Resumen
Rodrigo Ghiringhelli Azevedo abre o suplemento com o artigo “Elementos para a Modernização das Polícias no Brasil”. Em uma discussão mais abrangente, Azevedo analisa a organização e estrutura das instituições policiais e sua relação com o sistema judicial. Ao apresentar também um panorama das práticas institucionais vigentes, o artigo situa o tema do “ciclo completo de polícia” em um cenário mais complexo.
Descargas
Citas
BATITUCCI, Eduardo Cerqueira. (2011) A polícia em transição: O modelo profissional burocrático de policiamento e hipóteses sobre os limites da profissionalização das polícias brasileiras. DILEMAS: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social - Vol. 4 - no 1 - JAN/FEV/MAR 2011 - pp. 65-96.
BONELLI, Maria da Glória. (2002), Profissionalismo e política no mundo do direito. São Carlos, EdUFScar.
KANT DE LIMA, Roberto. (2014) Éticas e Práticas na Segurança Pública e na Justiça Criminal. In LIMA, RATTON e AZEVEDO, Crime, Polícia e Justiça no Brasil. São Paulo, Contexto, p. 471-481.
LOPES JR, Aury. (2006) Sistemas de investigação preliminar no processo penal. Rio de Janeiro: Lumen Juris.
MISSE, Michel. (2008) A construção social do crime no Brasil: Esboços de uma interpretação. In: MISSE, Michel (org). Acusados e Acusadores: Estudos sobre ofensas, acusações e incriminações. Rio de Janeiro: REVA/ FAPERJ.
MISSE, Michel. Introdução. (2010) In: MISSE, Michel. O inquérito policial no Brasil: Uma pesquisa empírica. Rio de Janeiro: NECVU/IFCS/UFRJ; Booklink.
MISSE, Michel. (2010) O inquérito policial no Rio de Janeiro: Mudanças recentes, alcances, tradições e especificações. In: MISSE, Michel. O inquérito policial no Brasil: Uma pesquisa empírica. Rio de Janeiro: NECVU/IFCS/UFRJ; Booklink.
PINHEIRO, Paulo Sérgio. (1997) Violência, crime e sistemas policiais em países de novas democracias. Tempo Social: revista de sociologia da USP, São Paulo, USP v.9, n.1, maio 1997, p.44-45.
PONCIONI, Paula. (2003), Tornar-se Policial: A construção da identidade profissional do policial do Estado do Rio de Janeiro. Tese (doutorado). Universidade de São Paulo.
PONCIONI, Paula. (2005), O modelo profissional policial e a formação profissional do futuro policial nas academias de polícia do Estado do Rio de Janeiro. Sociedade e Estado, Brasília, Vol. 20, n. 3, pp. 585-610.
RATTON, José Luiz et al. (2010) Refletindo sobre o inquérito policial na cidade do Recife: uma pesquisa empírica. In: MISSE, Michel. O inquérito policial no Brasil: Uma pesquisa empírica. Rio de Janeiro: NECVU/IFCS/UFRJ; Booklink.
SAPORI, Luís Flávio. (2007), Segurança pública no Brasil: Desafios e perspectivas. Rio de Janeiro, Editora FGV.
VARGAS, Joana Domingues et al. (2010) Uma abordagem empírica do inquérito policial: o caso de Belo Horizonte. In: MISSE, Michel. O inquérito policial no Brasil: Uma pesquisa empírica. Rio de Janeiro: NECVU/IFCS/UFRJ; Booklink.
ZALUAR, Alba. (2007) Democratização inacabada: fracasso da segurança pública. Estudos Avançados, v.21, n.61, set./dez.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Revista Brasileira de Segurança Pública
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Licencia
La Revista Brasileña de Seguridad Pública utiliza la Licencia Creative Commons como forma de licenciamiento para sus trabajos publicados. La licencia utilizada sigue el modelo CC BY 4.0 - Atribución 4.0 Internacional.
Para ver los derechos permitidos por favor vaya a la licencia completa o a nuestra página de Derechos de Autor y Licencias.