Cronologia dos "Ataques de 2006" e a nova configuração de poder nas prisões na última década

Autores/as

  • Sérgio Adorno
  • Camila Nunes Dias

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2016.v10.n2.698

Palabras clave:

Ataques de 2006, PCC, Administração prisional, Prisão, Poder.

Resumen

O presente texto tem como objetivo reconstituir a cronologia dos “Ataques de 2006” a partir da sua divisão em quatro partes, correspondentes aos momentos em que eles ocorrem, e, em seguida, propor algumas reflexões sobre as mudanças sociais e políticas registradas nas prisões paulistas ao final deste período. O argumento central é que o evento que ficou nacionalmente conhecido como “Ataques do Primeiro Comando da Capital – PCC” não implicou ganhos para a organização e trouxe importantes prejuízos políticos para o governo estadual. Dessa forma, apontamos estratégias complexas através das quais as relações de poder nas prisões paulistas foram reconfiguradas de forma a possibilitar a construção de acomodações envolvendo o PCC e a administração prisional. Tais acomodações, por sua vez, produziram um equilíbrio que, embora precário e instável, tem até aqui sido eficiente para manter a “ordem nas prisões”. A forma como se estabeleceram as relações entre o PCC e a administração prisional adquiriram um caráter simbiótico por meio do qual ocorre o fortalecimento mútuo do PCC e da política de encarceramento em massa adotada pelo governo do Estado, gerando um círculo vicioso de mútua dependência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sérgio Adorno

Professor titular do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo - USP e Coordenador Científico do Núcleo de Estudos da Violência - NEV-USP.  Doutor em Sociologia pela USP, com pós-doutorado pelo Centre de Recherches Sociologiques sur le Droit et les Institutions Pénales. Diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP). Coordenador da Cátedra UNESCO de Direitos Humanos, do NEV/CEPID/FAPESP.

Camila Nunes Dias

Professora adjunta e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC - UFABC. Doutora e mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo  - USP. Graduada em Ciências Sociais pela USP. Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos da Violência da USP - NEV/USP.

Citas

ADORNO, Sérgio; SALLA, Fernando. Criminalidade organizada nas prisões e os ataques do PCC. Revista de Estudos Avançados, São Paulo, v. 21, n. 61, p. 7-29, 2007.

CANO, Ignacio; ALVADIA, Alberto. Análise dos Impactos dos Ataques do PCC em São Paulo em Maio de 2006. Rio de Janeiro: LAV UERJ; São Paulo: CONECTAS, 2008.

CONDEPE - Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana. Crimes de maio. São Paulo: Condepe, 2007.

DIAS, Camila Caldeira Nunes. Ocupando as brechas do direito formal: o PCC como instância alternativa de resolução de conflitos. Dilemas - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, [s.l.], v. 4, n. 2, p. 83-106, 2009.

DIAS, Camila Caldeira Nunes. PCC: hegemonia nas prisões e monopólio da violência. São Paulo: Saraiva, 2013.

DIAS, Camila Caldeira Nunes; et al. O encarceramento em massa como política pública de Segurança: efeitos perversos e consequências nefastas. Teoria & Debate, São Paulo, jun. 2015a.

DIAS, Camila Caldeira Nunes; et al. A prática de execuções na Região Metropolitana de São Paulo na crise de 2012: um estudo de caso. Revista Brasileira de Segurança Pública, São Paulo, v. 9, n. 2, ago./set. 2015b, p. 160-179.

DIAS, Camila Caldeira Nunes. Fronteiras de tensão:um estudo sobre política e violência nas periferias de São Paulo. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade de Campinas, Campinas, 2008.

FONTANAUD, Daniel (Org.). La criminalité organisée. Paris : La documentation Française, 2002. 140p (Série Problèmes politiques et sociaux, n. 874-875).

JUSTIÇA GLOBAL. São Paulo sob achaque: corrupção, crime organizado e violência institucional em maio de 2006. Rio de Janeiro, 2011.

MESQUITA NETO, Paulo; SALLA, Fernando. A crise da segurança pública de maio de 2006: um ano depois. Paper. São Paulo: NEV-CEPID/USP.

MOORE JR., Barrigton. Injustiça: as bases sociais da revolta e da resistência. São Paulo: Brasiliense, 1987.

SHIMIZU, Bruno. Solidariedade e gregarismo nas facções criminosas: um estudo à luz da psicologia das massas. São Paulo: IBCCRIM, 2011.

SALLA, Fernando; DIAS, Camila Nunes; SILVESTRE, Giane. Políticas Penitenciárias e as facções criminosas: uma análise do regime disciplinar diferenciado (rdd) e outras medidas administrativas de controle da população carcerária. Estudos em sociologia, Araraquara, v.17, n.33, p.333-351, 2012.

TEIXEIRA, Alessandra. Prisões da exceção – política penal e penitenciária no Brasil contemporâneo. São Paulo: Juruá Editora, 2009.

Publicado

2016-09-29

Cómo citar

ADORNO, Sérgio; DIAS, Camila Nunes. Cronologia dos "Ataques de 2006" e a nova configuração de poder nas prisões na última década. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 118–132, 2016. DOI: 10.31060/rbsp.2016.v10.n2.698. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/rbsp/article/view/698. Acesso em: 18 nov. 2024.