A violência na análise do contexto das escolas públicas: evidências da rede estadual de ensino de Minas Gerais

Autores/as

  • André Augusto Anjos Couto Universidade de São Paulo
  • José Francisco Soares Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2018.v12.n2.954

Palabras clave:

Violência nas escolas

Resumen

A violência é um fenômeno presente na realidade escolar brasileira e para tanto deve ser considerada nas análises contextuais das escolas. O objetivo desse artigo é analisar os efeitos da violência como um fator presente no contexto escolar. São utilizados dados de 18.542 pessoas registradas em boletins de ocorrência gerados no entorno das escolas estaduais de Minas Gerais e de 3.655 escolas dessa rede. Os boletins de ocorrência forneceram informações sobre o tipo de crime, tipo de envolvimento (autor, coautor, suspeito e vitima), sexo, cor e faixa etária dos envolvidos nessas ocorrências. Com relação ao contexto escolar foram abordadas as características Nível Socioeconômico das escolas, Regularidade e Formação Docente, Complexidade da Gestão e Infraestrutura das escolas. Foram realizados procedimentos descritivos e de associação. Os resultados demonstraram um maior envolvimento nos crimes de pessoas pardas e as mulheres corresponderam ao maior número de vítimas. Observou-se uma prevalência maior na participação dos crimes de pessoas entre 11 e 17 anos. Evidenciou-se também que a baixa rotatividade, o menor nível socioeconômico, a baixa complexidade das escolas e pouca infraestrutura ocorrem conjuntamente com casos de violência no entorno. Quanto à formação docente os resultados apontaram que uma melhor formação não estava associada à baixa violência no entorno das escolas o que necessita de mais investigações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

André Augusto Anjos Couto, Universidade de São Paulo

Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor de educação básica da Rede Estadual de Minas Gerais.

José Francisco Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pós Doutor em Educação pela University of Michigan - Ann Arbor, Doutor em Estatística pela University of Wisconsin. Membro do Conselho Nacional de Educação.

Citas

ABRAMOVAY, Miriam; RUA, Maria das Graças. Violências nas escolas. Brasília: UNESCO, 2002.

ALMEIDA, Luana Costa; BETINI, Geraldo Antônio. Investigação sobre a escola e seu entorno: estudo bibliográfico de produções nacionais. Revista de Educação Pública. Cuiabá, v. 24, n. 55, jan./abr. 2015, pp. 33-56.

AMMERMÜLLER, Andreas. Violence in european schools: victimization and consequences, Discussion Paper 07-004, Centre for European Economic Research - ZEW, Mannheim. 2007, pp. 1-40.

AKIBA, Motoko; LE TENDRE, Gerald; BAKER, David P.; GOESLING, Brian. Student victimization: National and school system effects on school violence in 37 nations, American Educational Research Journal 39(4), 2002, pp. 829-853.

ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco. Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 39, n. 1, jan./mar. 2013, pp. 177-194.

ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco. Índice Sócioeconômico das Escolas de Educação Básica Brasileiras. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.22, n. 84, jul./set. 2014, pp. 671-704.

BECKER, Kalinca Léia; KASSOUF, Ana Lúcia. Violência nas escolas públicas brasileiras: uma análise da relação entre o comportamento agressivo dos alunos e o ambiente escolar. Nova Economia, v.26, n.2, Belo Horizonte mai./aug. 2016.

BOROFSKY, Larissa; KELLERMAN, Ilana; BAUCOM, Brian; OLIVER, Pamella H; MARGOLIN, Gayla. Community Violence Exposure and Adolescents' School Engagement and Academic Achievement Over Time. Psychol Violence. 2013 Oct 1;3(4), pp.381-395.

BOWEN, Natasha. K.; BOWEN, Gary. L. Effects of Crime and Violence in Neighborhoods and Schools on the School Behavior and Performance of Adolescents. Journal of Adolescent Research, v. 14, n. 3, 1999, pp.319-342.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.

BRASIL. Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência 2017: desigualdade racial, municípios com mais de 100 mil habitantes. São Paulo: Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2017.87 p.

CERQUEIRA Daniel; COELHO, Danilo de Santa Cruz. Nota Técnica nº 11: Estupro no Brasil: uma radiografia segundo os dados da Saúde. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; 2014.

CERQUEIRA, Daniel; RANIERE, Mariana; GUEDES, Erivelton; COSTA, Joana Simões; BATISTA, Filipe; NICOLATO, Patricia. Indicadores Multidimensionais de Educação e Homicídios nos Territórios Focalizados pelo Pacto Nacional pela Redução de Homicídios. Nota técnica 18, Brasília, 2016.

COUTO, ANDRE AUGUSTO, SOARES, JOSÉ FRANCISCO. As relações entre Contexto Escolar e Qualidade da Educação: evidências da Rede Estadual de Minas Gerais. Anais do IV Congresso Nacional de Avaliação em Educação: IV CONAVE. Bauru: CECEMCA/UNESP, 2016.

DEBARBIEUX, Eric. La violence à l’École: approaches européenes. Revue Française de Pédagogie, n. 123, mai./jun., 1998.

DEMARIS, Alfred. A Tutorial in Logistic Regression. Journal of Marriage and the Family, v.57, n.4, 1995, pp. 956-968.

FRANCO, Creso; ORTIGÃO, Isabel; ALBERNAZ, Ângela; BONAMINO, Alicia; AGUIAR, Glauco; ALVES, Fátima; SÁTYRO, Natália;. Qualidade e equidade em educação: reconsiderando o significado de “fatores intra-escolares”. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 55, 2007, pp. 277-298,

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2017. São Paulo, 2017.

GAMA, Victor A., SCORZAFAVE, Luiz Guilherme. Os efeitos da criminalidade sobre a proficiência escolar no ensino fundamental no município de São Paulo. Pesquisa e Planejamento Econômico, v.43, n.3, 2013, pp. 447-77.

GROGGER, Jeffrey. Local violence and educational attainment. Journal of Human Resources, v. 32, n.4, 1997, pp.659-682.

HURT, Hallam; MALMUD, Elsa; BRODSKY, Nancy L.; GIAN NETTA, Joan. Exposure to violence: psychological and academic correlates in child witnesses. Arch. Pediatr. Adolesc. Med. 2001 Dec;155(12), pp.1351-6.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Atlas da Violência 2018. Rio de Janeiro, 2018.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Indicadores Educacionais. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/indicadores--educacionais>. Acesso em: 18 de maio de 2018.

KARINO, Camila Akemi; LAROS, Jacob Arie. Estudos brasileiros sobre Eficácia Escolar: uma revisão de literatura. Revista Examen, Brasília, v. 1, n. 1, jul./dez 2017, pp. 95-126.

MACHADO, Helena. Manual de Sociologia do Crime. Porto: Afrontamento, 2008.

MINAS GERAIS. Registro de Eventos de Defesa Social. Belo Horizonte, MG, 2015.

OLIVEIRA, Victor Rodrigues; FERREIRA, Diego. Violência e desempenho dos alunos nas escolas brasileiras: uma análise a partir do SAEB 2011. Revista Econômica, Niterói, v.15, n. 1, jun. 2013, pp. 84-114.

RATNER, Hilary Horn; CHIODO, Lisa; COVINGTON, Chandice; SOKOL, Robert J.; AGER, Joel; DELANEY BLACK, Virginia. Violence exposure, IQ, academic performance, and children’s perception of safety: Evidence of protective effects. Merrill Palmer Quarterly, 52, 2006. pp. 264-287.

RIBEIRO, Eduardo; Impactos educacionais nas Unidades de Polícia Pacificadora: Explorando os efeitos sobre os fluxos docentes. Revista Intratextos, v. 4, n.1, 2013, pp. 27-52.

RUOTTI, Caren. Violência em meio escolar: fatos e representações na produção da realidade. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.36, n.1, jan./abr. 2010, pp. 339-355.

SEVERNINI, Edson; FIRPO, Sérgio Pinheiro. The relationship between school violence and student proficiency. Texto para discussão nº 236 – EESP/FGV, 2009.

SILVA, Joyce Mary Adam; SALLES, Leila Maria Ferreira. Jovens, violência e escola: um desafio contemporâneo [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 182 p.

SOARES NETO, Joaquim José; JESUS, Girlene Ribeiro de; KARINO, Camila Akemi; ANDRADE, Dalton Francisco de. Uma escala para medir a infraestrutura escolar. Estudos em Avaliação Educacional, v. 24, n. 54, jan./abr. 2013, ppp. 78-99.

SOUTO, Rayone Moreira Costa Veloso; PORTO, Denise Lopes; PINTO, Isabella Vitral; VIDOTTI, Carlos Cezar Flores; BARUFALDI, Laura Augusta; FREITAS, Mariana Gonçalves de; SILVA, Marta Maria Alves da; LIMA, Cheila Marina de. Estupro e gravidez de meninas de até 13 anos no Brasil: características e implicações na saúde gestacional, parto e nascimento. Ciência & Saúde Coletiva, v. 22, n.9, 2017, pp.2909-2918.

SPOSITO, Marilia Pontes. Um breve balanço da pesquisa sobre violência escolar no Brasil. Educação e Pesquisa. v. 27, n.1, jan./jun. 2001, pp. 87-103.

TAVARES, Priscilla Albuquerque; PIETROBOM, Francine Carvalho. Fatores associados à violência escolar: evidências para o Estado de São Paulo. Estudos Econômicos. v.46, n.2, 2016, pp.471 - 498.

TEIXIERA, Evandro Camargos; KASSOUF, Ana Lúcia. Impacto da violência nas escolas paulistas sobre o desempenho acadêmico dos alunos. Economia Aplicada, v. 19, n. 2, 2015, pp. 221-240.

WAISELFISZ, Julio Jacobo. Mapa da violência 2015: adolescentes de 16 e 17 anos do Brasil. Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), 2015, pp. 1-72.

ZALUAR, Alba, LEAL, Maria Cristina. Violência extra e intramuros. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 16, n. 45, fev. 2001, pp. 145-164.

Publicado

2019-04-23

Cómo citar

ANJOS COUTO, André Augusto; SOARES, José Francisco. A violência na análise do contexto das escolas públicas: evidências da rede estadual de ensino de Minas Gerais. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 250–268, 2019. DOI: 10.31060/rbsp.2018.v12.n2.954. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/rbsp/article/view/954. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Violência em contexto escolar e escola em contexto violento