A violência no eixo Brasília-Goiânia
DOI:
https://doi.org/10.31060/rbsp.2012.v6.n2.122Palavras-chave:
Distrito Federal, Goiás, Homicídios, Desenvolvimento econômico, UrbanizaçãoResumo
Além do desenvolvimento econômico e do crescimento populacional, algumas cidades do eixo Brasília-Goiânia se destacampelos elevados índices de violência. Três regiões merecem destaque: o Distrito Federal, a Área Metropolitana de Brasília e aRegião Metropolitana de Goiás. Neste artigo, analisa-se brevemente a evolução dos homicídios nessas regiões.Downloads
Referências
DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Planejamento. Perfil Sócio Econômico e demográfico dos moradores da RIDE. Brasília: Codeplan, 2003.
FERREIRA, I. C. B; VASCONCELOS, A. M. N.; PENNA, N. A. Violência urbana: a vulnerabilidade dos jovens da periferia das cidades. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS. Caxambu-MG, Abep, 29 de setembro a 03 de outubro de 2008.
NUNES, B. F.; COSTA, A. T. M. Distrito Federal e Brasília: dinâmica urbana, heterogeneidade social e violência. Cadernos Metrópole, v. 17, p. 35-57, 2007.
UNODC. Gestão e governança da segurança pública no Distrito Federal e entorno. Unodc, 2011.
VASCONCELOS, A. M. N.; COSTA, A. T. M. Demografia da violência no Distrito Federal: evolução e características. In: PAVIANI, A. (Org.). Violência no Distrito Federal. Brasília: Editora da UnB, 2005, p. 33-56.
WAISELFISZ, J. J. Mapa da violência dos municípios brasileiros. Brasília: Ritla/Instituto Sangari/Ministério da Saúde/Ministério da Justiça, 2012.
POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE GOIÁS. Setor de Projetos – Secretaria de Segurança Pública. Programa para a Redução da Violência em Goiás. Goiânia, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Segurança Pública
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licenciamento
A Revista Brasileira de Segurança Pública usa a Licença Creative Commons como forma de licenciamento para suas obras publicadas. A licença utilizada segue o modelo CC BY 4.0 - Attribution 4.0 International.
Para consultar os dirietos permitidos direcione-se para a licença completa ou para a nossa página de Direitos dos autores e Licenças.