Esta é uma versão desatualizada publicada em 22-11-2021. Leia a versão mais recente.

Motivações do crime segundo o criminoso: condições econômicas, interação social e herança familiar

Autores

  • Jarsen Luis Castro Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2014.v8.n1.360

Palavras-chave:

Categorias de crime, motivações da criminalidade, procedimento de Heckman.

Resumo

O aumento da criminalidade no Brasil tem despertado o interesse de estudiosos na busca de soluções para esse problema. A Região Norte apresenta, em termos relativos, o maior crescimento da criminalidade. Em Santarém, cidade localizada no oeste do Pará, ela cresceu 114,64% no período 2000-2010. Diante disso, este trabalho faz uso de modelos econométricos probit para estudar a relação entre categorias de crimes e variáveis socioeconômicas, na Região, com foco no município de Santarém. Utiliza também a metodologia desenvolvida por Heckman relativa à correção do viés de seleção. Como resultado, observa-se que a motivação básica para o preso cometer crimes é diferente entre as quatro categorias pesquisadas. Nos crimes contra a vida observou-se a interação social como a principal motivação; nos crimes contra os costumes, a interação social e a herança familiar; nos crimes contra o patrimônio, a condição econômica do indivíduo; a motivação do preso por tráfico de entorpecentes encontrou apoio nas questões econômicas, na interação social e na sua herança familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jarsen Luis Castro Guimarães

Possui graduação em Economia pela União das Escolas Superiores do Pará (1989), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e Doutorado pela UFPA-NAEA (2012). Foi Diretor da Faculdade de Direito do Campus de Santarém e coordenador do curso de especialização em ciências criminais da Amazônia com ênfase na região Oeste do Pará. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Oeste do Pará e Diretor do Instituto de Ciências da Sociedade na mesma instituição.

Downloads

Publicado

22-11-2021

Versões

Como Citar

GUIMARÃES, Jarsen Luis Castro. Motivações do crime segundo o criminoso: condições econômicas, interação social e herança familiar. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 8, n. 1, 2021. DOI: 10.31060/rbsp.2014.v8.n1.360. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/rbsp/article/view/360. Acesso em: 21 dez. 2024.