Desconstruindo paradigmas:
a experiência do projeto QSL
DOI:
https://doi.org/10.31060/rbsp.2009.v3.n1.38Palavras-chave:
Polícia Civil, Programa Delegacia Legal, Qualificação profissional, Formação policialResumo
Este artigo faz uma breve descrição do Programa Delegacia Legal, implementado na Polícia Civil do Rio de Janeiro, comênfase na capacitação permanente dos policiais. Analisam-se os instrumentos usados nessa qualificação, propondo um novomodelo de aperfeiçoamento profissional capaz de superar a resistência policial e elaborar uma perspectiva democrática datarefa policial. Considerando que o trabalho policial conta, por natureza, com grande autonomia e discricionariedade, o textoreflete a importância de englobar os policiais nas mudanças propostas.
Downloads
Referências
KANT DE LIMA, Roberto. A polícia da cidade do Rio de Janeiro: seus dilemas e paradoxos. 2ª ed. Rio de Janeiro, Forense, 1995.
KANT DE LIMA, Roberto. Direitos civis, estado de direito e “cultura policial”: formação policial em questão. Revista Brasileira de Ciências Criminais, nº 41, 2003.
MINAYO, Maria Cecília; SOUZA, Edinilsa Ramos (Orgs.). Missão investigar: entre o ideal e a realidade de ser policial. 2ª ed. Rio de Janeiro, Garamond Universitária, 2003.
MONJARDET, Dominique. O que faz a polícia: sociologia da força pública. Ed. rev. São Paulo, Edusp. 2002.
MONJARDET, Dominique. Profissionalismo e mediação da ação policial. Antropolítica, nº 10, 2001.
PAES, Vivian. A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro: análise de uma (re)forma de governo na Polícia Judiciária. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006. Mimeografado.
PONCIONI, Paula. Tendências e desafios na formação profissional do policial no Brasil. Revista Brasileira de Segurança Pública, São Paulo, Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Ed.01, 2007.
ROLIM, Marcos. Caminhos para inovação em segurança pública no Brasil. Revista Brasileira de Segurança Pública, São Paulo, Fórum Brasileiro de Segurança Pública,Ed.01, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Segurança Pública
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licenciamento
A Revista Brasileira de Segurança Pública usa a Licença Creative Commons como forma de licenciamento para suas obras publicadas. A licença utilizada segue o modelo CC BY 4.0 - Attribution 4.0 International.
Para consultar os dirietos permitidos direcione-se para a licença completa ou para a nossa página de Direitos dos autores e Licenças.