Os jovens em Portugal e a Polícia de Segurança Pública (PSP) – Um policiamento orientado para a cidadania:
o Programa Integrado de Policiamento de Proximidade (Pipp)
DOI:
https://doi.org/10.31060/rbsp.2009.v3.n1.40Palavras-chave:
Polícia de proximidade, Programa Integrado de Policiamento de Proximidade (Pipp), Jovens em PortugalResumo
O presente artigo é resultado de pesquisa realizada em Portugal, na Polícia de Segurança Pública (PSP), sobre a relaçãoentre policiais e jovens na perspectiva do Programa Integrado de Policiamento de Proximidade (Pipp), implantado em 2006,envolvendo as ações das Equipes do Programa Escola Segura (Epes) e as Equipes de Apoio à Vítima (Epav). A abordagemengloba as concepções do modelo de polícia comunitária, que em Portugal foi chamado de policiamento de proximidade. Oemprego desse modelo, mais do que uma filosofia de trabalho policial, indica a atuação de uma polícia que deu o primeiropasso em direção aos anseios de segurança da comunidade, na busca de melhores formas de relacionamento com osjovens, em prol de uma educação cidadã pautada no diálogo, na informação e no envolvimento de outros atores sociais.
Downloads
Referências
ALVES, Flávio dos Santos; VALENTE, Antônio Maria da Costa. Polícia de Segurança Pública: origem, evolução e actual missão. Politeia, Revista do Instituto de Ciências Policiais e Segurança Interna, Lisboa, Ano III, n. 01, p.63-102, jan.-jun. 2006.
BAYLEY, David; SKOLNICK, Jerome H. Nova polícia, inovações nas polícias de seis cidades norte-americanas. 2ª Ed. São Paulo: Edusp, 2006.
CAMARANO, Ana Amélia. Transição para a vida adulta ou vida adulta em transição? Rio de Janeiro: Ipea, 2006.
DIAS, Manuel Domingos Antunes. Liberdade, cidadania e segurança. Coimbra: Almedina, 2001.
FERREIRA, Vitor Sérgio (Coord.) et al. A condição juvenil portuguesa na viragem do milênio: um retrato longitudinal através de fontes estatísticas oficiais: 1990-2005. Lisboa, IPJ, 2006 (Colecção estudos sobre juventude, nº 10).
IGAI – INSPEÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA. Direitos humanos e eficácia policial. Sistema de Controlo da Actividade Policial. Seminário Internacional Intervenções. Lisboa, nov.1998.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
MONET, Jean Claude. Polícia e sociedades na Europa. São Paulo: Edusp, 2006.
MOORE, Mark Harrison. Policiamento comunitário e poli-ciamento para a solução de problemas. In: TONRY, Michael; MORRIS, Norval. Policiamento moderno. São Paulo: Edusp, 2003.
PAIS, José Machado. A geração yô-yô. In: III Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais.Dinâmicas multiculturais, novas faces, outros olhares. Lisboa: ICS, v. II, 1996.
PAIS, José Machado. Jovens e cidadania. Revista Sociologia, Problemas e Práticas, Portugal, nº 49, p. 53-70, 2005.
PIRES, Rui Pena; PINHO, Filipa. Políticas de imigração em Portugal. In: VIEGAS, José Manuel Leite; CARREIRAS, Helena; MALAMUD, Andrés. Sociedade e conhecimento. Portugal no contexto europeu. Lisboa: Celta, v. II, 2007.
OLIVEIRA, José Ferreira. As políticas de segurança e os modelos de policiamento. Portugal: Almedina, 2006.
VALA, Jorge; LIMA, Marcus; LOPES, Diniz. Valores sociais, preconceito e solidariedade relativamente a grupos racionalizados e imigrantes. In: VALA, Jorge; CABRAL, Manuel Villaverde; RAMOS, Alice. Atitudes sociais dos portugueses. Valores sociais: mudanças e contrastes em Portugal e na Europa. Lisboa: ICS, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Segurança Pública
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licenciamento
A Revista Brasileira de Segurança Pública usa a Licença Creative Commons como forma de licenciamento para suas obras publicadas. A licença utilizada segue o modelo CC BY 4.0 - Attribution 4.0 International.
Para consultar os dirietos permitidos direcione-se para a licença completa ou para a nossa página de Direitos dos autores e Licenças.