Não-formal e informal no ensino policial
DOI:
https://doi.org/10.31060/rbsp.2015.v9.n2.511Palavras-chave:
Polícia militar, Formação policial, Reforma do ensino policial, Concepções de formaçãoResumo
O artigo analisa as contradições do processo de formação do policial militar no estado de São Paulo, considerando o atrelamento das práticas modernizantes da instituição às concepções liberais, as quais articulam os fundamentos democráticos à condição de mera aparência e solidificam as práticas tradicionais de promoção do controle social e a reprodução das desigualdades. Foram realizadas entrevistas com os comandantes das escolas PMESP, confirmando que a dinâmica de sustentação das práticas e dos discursos de tendência liberal é operada por meio das articulações entre o não formal e o informal em seu sistema de ensino.Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Justiça. Bases curriculares para a formação de profissionais da área de segurança do cidadão. Brasília: Ministério da Justiça, 2000.
DELORS, Jacques et al. Educação: Um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1999.
DUARTE, Newton. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Quatro ensaios crítico dialéticos em filosofia da educação. São Paulo: Autores Associados, 2008.
FERNANDES, Heloisa Rodrigues. Política e segurança: força pública do estado de São Paulo. fundamentos históricos e sociais. São Paulo: Alfa-Ômega, 1974.
FOUCAULT, Michel. Segurança, território e população. São Paulo: Martins fontes, 2008a.
FOUCAULT, Michel. Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins fontes, 2008b.
LOMBARDI, José Claudinei (Org.). Capitalismo, trabalho e educação. Campinas: Autores Associados, 2002.
MOORE, Rob; YOUNG, Michael. O conhecimento e o currículo na sociologia da educação: Em busca de uma ressignificação. In: CANEN, A.; MOREIRA, A. f. B. (Orgs.). Ênfases e omissões no currículo. Campinas, São Paulo: Papirus, 2001. p. 195-227.
MUNIZ, Jacqueline. A crise de identidade das polícias militares brasileiras: Dilemas e paradoxos da formação educacional. Security and Defense Studies Review, Washington, DC, v. 1, n. 1, p. 177-198, 2001.
PERRENOUD, Philipe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Diretriz Geral de Ensino. São Paulo: PMESP, 2010.
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Academia de Polícia Militar do Barro Branco. São Paulo, 2014a.
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Centro de Altos Estudos de Segurança. São Paulo, 2014b.
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Escola de Educação física. São Paulo, 2014c.
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Escola Superior de Soldados Coronel PM Eduardo Assumpção. São Paulo, 2014d.
PONCIONI, Paula. Tendências e desafios na formação do policial militar no Brasil. Revista Brasileira de Segurança Pública, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 22-31, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Segurança Pública
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licenciamento
A Revista Brasileira de Segurança Pública usa a Licença Creative Commons como forma de licenciamento para suas obras publicadas. A licença utilizada segue o modelo CC BY 4.0 - Attribution 4.0 International.
Para consultar os dirietos permitidos direcione-se para a licença completa ou para a nossa página de Direitos dos autores e Licenças.