Reestruturação do Conselho Nacional de Segurança Pública: desafios e potencialidades
DOI:
https://doi.org/10.31060/rbsp.2010.v4.n1.68Palavras-chave:
Segurança pública, Democracia, Participação social, Conselhos, ConaspResumo
O artigo pretende, à luz da Teoria Democrática, analisar a realidade da participação social no âmbito das políticaspúblicas de segurança, a partir da reestruturação do Conselho Nacional de Segurança Pública – Conasp, resultado da1ª. Conferência Nacional de Segurança Pública – Conseg, pautando os limites e potencialidades da atuação deste órgãonum novo desenho institucional para formulação e gestão da Política Nacional de Segurança Pública.Downloads
Referências
CARNEIRO, C. B. L. Conselhos de políticas públicas: desafios para sua institucionalização. Revista de Administração Pública, 2ª. ed., 36, p. 277-292, mar./abr. 2002.
CARVALHO, M. do C. A. A. Participação social no Brasil hoje.Pólis Papers, v. 2, 1998.
DAHL, R. A. Sobre a democracia.Brasília: Editora UnB, 2001.
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Relatório final da 1ª. Conferência Nacional de Segurança Pública. Brasília: Ministério da Justiça, 2009.
MORONI, J. A. O direito a participação no governo Lula.2006.
MOUFFE, C. Pensando a democracia com e contra Carl Schimitt. Cadernos da Escola Legislativa, 2ª. ed., 1, p. 87-108, jul./dez. 1994.
SANTOS, B. de S.; AVRITZER, L. Introdução Para ampliar o cânone democrático. In: SANTOS, B. de S. (Org.). Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002 (Coleção Reinventar a Emancipação Social: Para novos manifestos).
SANTOS, B. de S. Poderá ser o direito emancipatório? Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, nº 65, maio de 2003.
TOURAINE, A. O que é a democracia? - 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Segurança Pública
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licenciamento
A Revista Brasileira de Segurança Pública usa a Licença Creative Commons como forma de licenciamento para suas obras publicadas. A licença utilizada segue o modelo CC BY 4.0 - Attribution 4.0 International.
Para consultar os dirietos permitidos direcione-se para a licença completa ou para a nossa página de Direitos dos autores e Licenças.