Segurança e gestão urbana:

uma análise crítica da produção científica nacional

Autores

  • Paulo Fernandes Almeida PUC-PR
  • Mario Procopiuck PUC-PR

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2021.v15.n1.1159

Palavras-chave:

Modelos de policiamento, Criminalidade, Violência, Gestão Urbana.

Resumo

Os atuais níveis de violência põem em xeque os modelos tradicionais de policiamento no Brasil e indicam a necessidade de um tratamento mais holístico e interdisciplinar. No entanto, ainda são raros os trabalhos que lidam com a problemática considerando simultaneamente a criminalidade a paisagem e a percepção de segurança. Assim, este artigo tem por objetivo trazer algumas possibilidades teórico-conceituais e analisar criticamente a produção científica publicada em periódicos nacionais sobre o tema violência e gestão urbana. A busca por artigos se deu na base de dados SciELO, sendo selecionados apenas aqueles que abordam a questão da segurança publica e/ou criminalidade associada ao espaço urbano. Apenas um estudo trata da percepção espacial da violência, considerando simultaneamente a criminalidade a paisagem e a percepção de segurança. Portanto, constatada a carência de análises qualitativas e quantitativas com foco na interdisciplinaridade.

Biografia do Autor

Paulo Fernandes Almeida, PUC-PR

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela PUCPR, doutorando em Gestão Urbana pelo PPGTU/PUCPR. Possui experiencia nas áreas de arquitetura e urbanismo como arquiteto autônomo, docência em nível superior e na área de segurança pública como agente de segurança

Mario Procopiuck, PUC-PR

Professor e líder da linha de Pesquisa em Políticas Públicas do Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, vice-coordenador eleito do Comitê de Assessores da Área de Ciências Sociais Aplicadas e Bolsista de Produtividade da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná. Atuação nas áreas de Estudos Organizacionais e Políticas Públicas.

Publicado

2021-02-18