Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI)

fatores e motivações que os influenciam em consonância com as políticas de segurança pública

Autores

  • Brunna Souza Ferreira Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita)
  • Arquimedes Fernandes Melo - https://orcid.org/0000-0002-8702-6136
  • Poliana Carvalho Guarino ASCES-UNITA
  • Maria Perpétua Dantas Jordão CNJ

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2021.v15.n2.1174

Palavras-chave:

Criminologia; Homicídios; Política; Economia.

Resumo

Considerando o crescimento significativo dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) e buscando elementos que colaboram com esse aumento, este estudo tem como objetivo analisar os principais fatores que influenciam o crescimento desses crimes, levando em consideração condições sociais, econômicas e políticas. As análises foram voltadas para o Estado de Pernambuco, mais especificamente à Região Metropolitana do Recife e à cidade de Caruaru, no interior do Estado, com dados coletados contidos nas bases de dados secundários da Gerência de Análise Criminal e Estatística (Gace) e da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco –  Condepe/Fidem. Por fim, os resultados mostram que as circunstâncias econômicas do país, que atingem diretamente as políticas públicas e a condição social da população, corroboram o crescimento desses crimes, uma vez que é possível perceber que nos picos de crise econômica é onde tambem ocorrem os picos de criminalidade. 

Biografia do Autor

Brunna Souza Ferreira, Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita)

Farmacêutica pela ASCES-UNITA e Pós-Graduanda em Farmacologia Clínica pela UNINASSAU. Durante a graduação se dedicou à pesquisa Científica na área da criminologia e fitoterapia, onde tem artigos e livros já publicados. Atualmente atua na Assistência Básica de Saúde no Município de Pesqueira como também em Farmácia Comercial.

Arquimedes Fernandes Melo, -

Farmacêutico pela UFPE (1994), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela UFPE (2002) e doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela UFPB (2005). Tem experiência na área de Análises Toxicológicas Forenses e na área de Direito em Criminologia, Criminalística e Medicina Legal.

Poliana Carvalho Guarino, ASCES-UNITA

Licenciada em História (Famasul), pós graduada em ensino da História (UFRPE), Pesquisa na pós Graduação em estudo do século XX (UFPE), acadêmica em Direito (ASCES -UNITA), atuando na monitoria e Pesquisa da instituição.

Maria Perpétua Dantas Jordão, CNJ

Graduada em Direito, Especialista em Processo Penal, Mestra em Ciência Política (UFPE); professora universitária (ASCES UNITA), coordenadora do Programa de Extensão Universitária: Adoção Jurídica de Cidadãos Presos, Envelhecer no Cárcere, Cine Cidadania e Proendividados (ASCES UNITA); coordenadora do Escritório Social do CNJ.

Publicado

2021-09-29