Reafirmando identidades

Demanda por reconhecimento e “respeito” no Curso de Formação Profissional dos agentes da Guarda Civil Municipal de Niterói

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2022.v16.n1.1480

Palavras-chave:

Guarda Civil Municipal, Segurança Pública, Militarização, Armas Letais, Formação profissional da GCM.

Resumo

No presente trabalho descrevo e analiso o debate sobre a posse de armas letais por agentes da Guarda Civil Municipal de Niterói. A partir do material construído com base na etnografia realizada, decidi por estabelecer uma análise da experiência em Niterói tomando como caso de contraste o processo de debate no Rio de Janeiro. A linha de indagação que guia este trabalho pode ser entendida como um olhar que tangencia as questões sobre o processo de militarização da instituição com a busca concomitante pelo “respeito” da população. Transformando o debate sobre o uso de armas letais pela Guarda como um fator determinante para, de um lado, fortalecer a identidade da Guarda como uma instituição civil, rompendo com os simbolismos e práticas militarizadas, e para, do outro lado, (re)construir a imagem no imaginário da população, desligando-se de uma identidade percebida e vivida pelos guardas como inferiorizada, ou, nas palavras deles, da imagem de “guardinhas”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Pereira Viana, Universidade Federal Fluminense

Bacharel em Ciências Sociais (UFF). Mestre e Doutorando em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia na Universidade Federal Fluminense (PPGA/UFF). É pesquisador do Grupo de Pesquisas em Antropologia do Direito e Moralidades – (GEPADIM/NUFEP/UFF) e do Instituto de Estudos em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC).

Referências

APURAÇÃO. CONSULTA PÚBLICA ARMAMENTO DA GUARDA. 2017.

BRASIL. Lei Nº 13.022, de 8 de agosto de 2014. Estatuto Geral das Guardas Municipais. Brasília/DF, 2014.

CARDOSO DE OLIVEIRA, L. R. Honra, dignidade e reciprocidade. In: MARTINS, P. H.; NUNES, B. F. (Orgs.) A nova ordem social: perspectivas da solidariedade contemporânea. Brasília: Paralelo 15, 2004, p. 122-135.

CARDOSO DE OLIVEIRA, L. R. A retórica do ressentimento e a evocação obrigatória dos sentimentos. In: CARDOSO DE OLIVEIRA, L. R. Direito Legal e Insulto Moral. Dilemas da cidadania no Brasil, Quebec e EUA. 2 ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2011, p. 105-128.

EVANS-PRITCHARD, E. E. Algumas reminiscências e reflexões sobre o trabalho de campo. In: Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande. Tradução: Eduardo Viveiro de Castro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005, p. 243-255.

GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1980.

KANT DE LIMA, R. Polícia da cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Forense, 1995.

KANT DE LIMA, R. Cultura Jurídica e Práticas Policiais: A tradição inquisitorial. In: KANT DE LIMA, R. Ensaios de Antropologia e de Direito: acesso à justiça e processos institucionais de administração de conflitos e produção da verdade jurídica em uma perspectiva comparada. Rio de Janeiro: Lúmen Juris, 2009a.

KANT DE LIMA, R. Saber jurídico e direito à diferença no Brasil: questões de teoria e método em uma perspectiva comparada. In: KANT DE LIMA, R.; MISSE, M. (Coords.). Ensaios de Antropologia e de Direito: acesso à justiça e processos institucionais de administração de conflitos e produção da verdade jurídica em uma perspectiva comparada. 4 tiragem. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2009b.

KANT DE LIMA, R. PIRES, L.; EILBAUM, L. Universidade e Segurança pública: campo político, saber académico e desigualdade no Brasil. In: PIUBAMAS; UNIVERSIDADE DE BUENOS AIRES. Universidad y políticas públicas: el desafío ante las marginaciones sociales. 1 ed. Buenos Aires: Eudeba, 2012, p. 383-397.

MELLO, K. S. S. Cidade e Conflito: guardas municipais e camelôs. 1 ed. Niterói: Eduff, 2011.

MIRANDA, A. P. M. de; AZEVEDO, J. S.; ROCHA, T. M. A. (Orgs.) Políticas públicas de segurança municipal – Guardas Municipais: saberes e práticas. 1 ed. Rio de Janeiro: Consequência, 2014.

MISSE, M.; BRETAS, M. L.; VARGAS, J. D.; VALADAO, V. A.; MORAES, P. R. B. (Orgs.). As Guardas Municipais no Brasil. Diagnóstico das transformações em curso. 1 ed. Rio de Janeiro: Booklink/Finep/Necvu-UFRJ, 2010.

PIRES, L. Transportes públicos e representações sobre mobilidade social: possíveis percepções a partir do Rio de Janeiro e de Buenos Aires. Anuário Antropológico [Online], 2013.

SILVA, R. R. Entre a caserna e a rua: o dilema do “pato”. 52 ed. Niterói: Eduff, 2011.

STRAWSON, P. Freedom and Resentment. In: STRAWSON, P. Freedom and Resentment, and Other Essays. Londres: Methuen & Co. LTD, 1962, p. 1-25.

TAYLOR, C. A política do reconhecimento. In: TAYLOR, C. Argumentos filosóficos. São Paulo: Loyola, 2000.

TEIXEIRA, C. Das Bravatas. Mentira ritual e retórica da desculpa na cassação de Sérgio Naya. (Série Antropologia, v. 74). Brasília/DF, 2000, p. 1-34.

VERÍSSIMO, M. De sol a sol, em luta por um lugar ao sol: a Guarda Municipal do Rio de Janeiro e os ritos, conflitos e estratégias do espaço público carioca. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009.

Publicado

25-02-2022

Como Citar

PEREIRA VIANA, Carlos Eduardo. Reafirmando identidades: Demanda por reconhecimento e “respeito” no Curso de Formação Profissional dos agentes da Guarda Civil Municipal de Niterói. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 252–271, 2022. DOI: 10.31060/rbsp.2022.v16.n1.1480. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/1480. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: A formação dos profissionais de segurança pública