A atuação da patrulha escolar comunitária no município de ponta grossa à luz da teoria bioecológica do desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2023.v17.n2.1535

Palavras-chave:

Patrulha Escolar Comunitária, Teoria Bioecológica, Desenvolvimento Humano

Resumo

Pautada no policiamento comunitário, a Patrulha Escolar Comunitária - PEC é um programa desenvolvido no Estado do Paraná que atua de forma integrada ao ambiente escolar e em articulação com as comunidades em diversos municípios do estado, entre eles o município de Ponta Grossa. Considerando as características desse programa, este artigo tem por objetivo analisar a sua atuação no município de Ponta Grossa, à luz da Teoria Bioecológica. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura sobre a referida teoria e uma breve caracterização da PEC e na sequência analisou-se dados documentais PEC de Ponta Grossa PEC-PG de 2018 e 2019. Os resultados indicam um conjunto de ações educativas desenvolvidas em articulação com as escolas e de forma interativa com a comunidade local, o que confirma a atuação policial a nível do mesossistema dos alunos e abre um espaço intervenções que considerem as demandas de desenvolvimento humano dos alunos, superando o padrão tradicional de atuação policial.

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Biografia do Autor

Silmara Carneiro Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora do Dep. de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutora em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina. Professora Afiliada na Texas Tech University. Líder do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Públicas e Práticas Sociais.

Diana Galone Somer, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda e Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Graduada  em Tecnologia em Processos Gerenciais pela Faculdade de Tecnologia Internacional; Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa; 

Paulo Cesar Marcondes, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutorando em Desenvolvimento Comunitário na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), Mestre em Desenvolvimento Comunitário na UNICENTRO, Graduado em Direito na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Oficial da Polícia Militar do Paraná (PMPR), atualmente no posto de Capitão.

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TUDGE, J. A teoria de Urie Bronfenbrenner: uma teoria contextualista?.

Publicado

01-08-2023

Como Citar

SILVA, Silmara Carneiro; GALONE SOMER, Diana; CESAR MARCONDES, Paulo. A atuação da patrulha escolar comunitária no município de ponta grossa à luz da teoria bioecológica do desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 10–33, 2023. DOI: 10.31060/rbsp.2023.v17.n2.1535. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/rbsp/article/view/1535. Acesso em: 7 dez. 2024.