HISTORICAL ASPECTS OF EDUCATION IN THE MOZAMBICAN PENITENTIARY SYSTEM

From the colonial period to the present day

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2025.v19.n1.1958

Keywords:

Penitentiary environment, Schooling, Mozambique

Abstract

The objective of this study is to characterize the historical aspects of the educational process in a Mozambican penitentiary environment, in the different constitutional periods, from the colonial period to the present day. It is a qualitative study, based on a bibliographic review and document analysis. Data were treated based on content analysis. To respond to the research objectives, five periods were identified: i) prior to 1975 (before national independence); ii) from 1975 to 1990 (after the country’s independence);

iii) from 1990 to 2004 (The implementation of the Democratic Rule of Law); iv) from 2004 to 2018 (period of the new Constitution) and, v) from 2018 to the present day (of the current Constitution). The results show the government’s concern for legal reforms, considering the importance that education occupies in the penitentiary legal framework after the 1990 Constitution. However, there are challenges to be overcome, due to the fact that educational policies do not differentiate the environment, the penitentiary target audience and the context in which it operates.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Jose Henriques Mutemba, Academia de Ciencias Policiais (ACIPOL)

Mestre em Ciências Policiais na especialidade de Segurança Pública pela Academia de
Ciências Policiais (ACIPOL) em Moçambique; Licenciado em Ensino de Filosofia pela Universidade Pedagógica - Moçambique (UP); Funcionário do Quadro do Serviço Nacional Penitenciário (SERNAP). Docente na Escola de Formação da Guarda Penitenciária - Moçambique.

References

ALMEIDA, Pedro Ramos de. História do Colonialismo Português em África: cronologia século XIX. Lisboa: Editorial Estampa, 1979.

BONDE, Rui Amadeu. Políticas públicas de educação e qualidade de ensino em Moçambique. 2016. 168 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento) – Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

CALHAU, Lélio Braga. Resumo de Criminologia. 4 ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2009.

CARVALHO, Paulo Manuel de; et al. Manual do Diretor do Estabelecimento Prisional. Portugal: Artes Gráficas Ltd., 2007.

DA SILVA, Roberto; MOREIRA Fábio. O projeto político-pedagógico para a educação em prisões. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 86, p. 89-103, 2011.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Orgs.). Método de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009, 120 p.

GONÇALVES, António Cipriano Parafino. O direito à educação e políticas de expansão do ensino superior público em Moçambique: estagnação, privatização e exclusão (1986-2008). Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 23, n. 1, p. 37-57, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772018000100004

GRACIANO, Mariângela (Org.). Educação também é direito humano. São Paulo: Ação Educativa, Plataforma Interamericana de Direitos Humanos, Democracia e Desenvolvimento 2005.

GRACIANO, Mariângela; SCHILLING, Flávia. A educação na prisão: hesitações, limites e possibilidades. Estudos de Sociologia, Araraquara, v.13, n. 25, p.111-132, 2008.

JULIÃO, Elionaldo Fernandes. Escola na ou da prisão?. Cadernos Cedes, Campinas, v. 36, n. 98, p. 25-42, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/CC0101-32622016162554

LAVILLE, Christian; DIONE, Jean. A construção de saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MACUÁCUA, Edson da Graça Francisco. A revisão constitucional de 2018 em Moçambique: contexto, processo e desafios. Revista Jurídica Luso-Brasileira, ano 7, n. 6, p. 663-709, 2021.

MJ – Ministério da Justiça. Seminário: Repensar o sistema prisional em Moçambique. Programa de apoio ao sistema da justiça. PNUD: Moçambique, 2000.

MINISTÉRIO DO ULTRAMAR. Decreto-Lei N° 22.465, de 11 de abril de 1933. Aprova o Acto Colonial que representava a Constituição do Império Colonial Português. Diário do Governo, I Série, n. 83, p. 650-652, 11 abr. 1933.

MINISTÉRIO DO ULTRAMAR. Decreto-Lei Nº 26.643, de 28 de maio de 1936. Aprova a Organização Prisional. Diários do Governo, I Série, n. 124, 28 maio 1936.

MINISTÉRIO DO ULTRAMAR. Portaria Nº 9.247, de 1 de março de 1952. Cria a Penitenciária de Moçambique e seu respectivo Regulamento. Diário do Governo, 1 mar. 1952.

MINISTÉRIO DO ULTRAMAR. Decreto-Lei N° 39.666, de 20 de maio de 1954. Aprova o Estatuto dos indígenas portugueses das províncias de Guiné, Angola e Moçambique. Diário do Governo, I Série, n. 110, 20 maio 1954.

MINISTÉRIO DO ULTRAMAR. Decreto-Lei N° 417, de 29 de setembro de 1971. Aprova o Estatuto de Assistência Jurisdicional aos Menores do Ultramar. Diário do Governo, I Série, n. 230, p. 1450-1466, 29 set. 1971a.

MINISTÉRIO DO ULTRAMAR. Decreto-Lei N° 484, de 8 de novembro de 1971. Aprova o Regulamento da Assistência Jurisdicional aos Menores do Ultramar. Diário do Governo, I Série, n. 262, 8 nov. 1971b.

MOÇAMBIQUE. Aprova a Constituição da República Popular de Moçambique. Aprova a Lei da Nacionalidade. República Popular de Moçambique: Boletim da República, I Série, n. 1, 25 jun. 1975a.

MOÇAMBIQUE. Decreto N° 25/75, de 18 de outubro de 1975. Integra nas estruturas do Ministério do Interior a Polícia Judiciária de Moçambique, que passa a designar-se Polícia de Investigação Criminal. República Popular de Moçambique: Boletim da República, I Série, n. 49, 18 out. 1975b.

MOÇAMBIQUE. Decreto Nº 4/83, de 23 de março de 1983. Aprova a Lei do Sistema Nacional de Educação e define os princípios fundamentais na sua aplicação. República Popular de Moçambique: Boletim da República, I Série, n. 12, 23 mar. 1983.

MOÇAMBIQUE. Constituição. Assembleia Popular: Aprova a Constituição da República de Moçambique. República Popular de Moçambique: Boletim da República, I Série, n. 44, 2 nov. 1990.

MOÇAMBIQUE. Lei Nº 6/92, de 6 de maio de 1992. Reajusta o quadro geral do Sistema Nacional de Educação (SNE) e adequa as disposições nele contidas. República Popular de Moçambique: Boletim da República I Série, n. 19, 6 maio 1992.

MOÇAMBIQUE. Diploma Ministerial N°130/2002, de 7 de agosto de 2002. Cria as Escolas Secundárias das Cadeias Centrais de Maputo e Beira, e das Penitenciárias Industriais e Agrícolas de Nampula, Chimoio e Mabalane (Gaza) e do Centro de Reclusão Feminino de Ndlavela (Maputo). República Moçambique: Boletim da República, I Série, n. 32, 7 ago. 2002a.

MOÇAMBIQUE. Resolução N° 65/2002, de 27 de agosto de 2002. Aprova a Política Prisional e a Estratégia da sua Implementação. República de Moçambique: Boletim da República, I Série, n. 34, 27 ago. 2002b.

MOÇAMBIQUE. Assembleia da República: Aprova a Constituição da República de Moçambique. República de Moçambique: Boletim da República, I Série, n. 51, 22 dez. 2004.

MOÇAMBIQUE. Decreto Nº 7/2006, de 17 de maio de 2006. Cria o Serviço Nacional das Prisões. República de Moçambique: Boletim da República, I Série, n. 20, 17 maio 2006.

MOÇAMBIQUE. Diploma Ministerial N° 207/2012, de 6 de setembro de 2012. Cria, na Província do Maputo, o estabelecimento prisional para jovens, designado Estabelecimento Prisional de Recuperação Juvenil de Boane, subordinado ao Serviço Nacional das Prisões. República de Moçambique: Boletim da República, I Série, n. 36, 6 set. 2012.

MOÇAMBIQUE. Lei Nº 3/2013, de 16 de janeiro de 2013. Cria o Serviço Nacional Penitenciário, abreviadamente designado SERNAP. República de Moçambique: Boletim da República, I Série, n. 5, 16 jan. 2013a.

MOÇAMBIQUE. Lei Nº 63/2013, de 6 de dezembro de 2013. Aprova o Estatuto Orgânico do Serviço Nacional Penitenciário, abreviadamente designado SERNAP. República de Moçambique: Boletim da República, I Série, n. 98, 6 dez. 2013b.

MOÇAMBIQUE. Diploma Ministerial Nº 159/2014, de 29 de setembro de 2014. Aprova o Regulamento Interno do Serviço Nacional Penitenciário. República de Moçambique: Boletim da República, I Série, n. 78, 29 set. 2014a.

MOÇAMBIQUE. Lei Nº 35/2014, de 31 de dezembro de 2014. Lei da revisão do Código Penal. República de Moçambique: Boletim da República, I Série, n. 105, 31 dez. 2014b.

MOÇAMBIQUE. Lei N° 1/2018, de 12 de junho de 2018. Lei da Revisão Pontual da Constituição da República de Moçambique. República de Moçambique: Boletim da República, I Série, n. 115, 12 jun. 2018a.

MOÇAMBIQUE. Lei Nº 18/2018, de 28 de dezembro de 2018. Estabelece o regime jurídico do Sistema Nacional de Educação na República de Moçambique. República de Moçambique: Boletim da República, I Série, n. 254, 28 dez. 2018b.

MOÇAMBIQUE. Lei N° 26/2019, de 27 de dezembro de 2019. Lei que aprova o Código de Execução das Penas. República de Moçambique: Boletim da República, I Série, n. 250, 27 dez. 2019.

MUTEMBA, Jose Henriques; NIQUICE, Fernando Lives Andela. Educação escolar no contexto penitenciário moçambicano: percepção de reclusos, professores e gestores penitenciários. Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras, São Francisco do Conde, v. 3, n. esp. I, p.195-213, 2023. DOI: https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v30i2a2023.3417

NIQUICE Fernando Lives Andela. Subsídio para a implementação de tecnologias psicossociais comunitárias de reinserção social de jovens ex-reclusos de Moçambique. 2016. 92 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

ONU – Organização das Nações Unidas. Regras das Nações Unidas para a proteção dos jovens privados de liberdade. New York: Assembleia Geral das Nações Unidas, 1990.

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4 ed. Florianópolis: UFSC, 2005.

UNESCO – Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. Declaração de Hamburgo e Agenda para o futuro. In: UNESCO. Conferência Internacional de Educação de Adultos. Brasília: Unesco, Representação no Brasil, 1998.

UNODC – Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crimes. Regras Mínimas das Nações Unidas para o Tratamento de Reclusos (Regras de Nelson Mandela). Viena: UNODC, 2015.

Published

2025-02-18

How to Cite

MUTEMBA, Jose Henriques. HISTORICAL ASPECTS OF EDUCATION IN THE MOZAMBICAN PENITENTIARY SYSTEM: From the colonial period to the present day. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 146–167, 2025. DOI: 10.31060/rbsp.2025.v19.n1.1958. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/rbsp/article/view/1958. Acesso em: 22 feb. 2025.