Os novos parâmetros educacionais das Polícias Militares brasileiras: um exercício de análise a partir da formação profissional dos soldados da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, na primeira década do século XXI
DOI:
https://doi.org/10.31060/rbsp.2012.v6.n1.109Palabras clave:
Políticas nacionais de ensino, Polícia Militar, Rio Grande do NorteResumen
O presente texto é um substrato da Dissertação de Mestrado defendida em novembro de 2009, na Universidade Federal do RioGrande do Norte. Trata-se de um produto de pesquisa realizada no âmbito da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte,abordando as novas políticas educacionais implementadas pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de SegurançaPública, na seara de ensino das Instituições de Segurança Pública do país, adotadas pela PMRN, no período de 2000 a 2009.Descargas
Citas
ALBUQUERQUE, C. de L.; MACHADO, E. P. Sob o signo da morte: modernização, ensino e ritos da instituição policial militar. Sociologias, n. 5, jan./jun. 2001.
ALTHUSSER, Ls. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. Lisboa: Presença, 1974.
ALVAREZ, M. C. A criminologia no Brasil ou como tratar desigualmente os desiguais. Dados, v. 45, n. 1, 2002.
BAYLEY, D. H. Padrões de policiamento: uma análise internacional comparativa. Tradução de René Alexandre Belmonte. São Paulo: Edusp, 2001.BALESTRERI, R. B. Direitos humanos: coisa de polícia. Passo Fundo-RS: Capec, Ed. Berthier, 2002.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Trad. Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Portugal: Porto Editora. 1994 (Coleção ciências da educação).
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Saraiva, 1988.
BRASIL. Ministério da Justiça. Bases curriculares para a formação dos profissionais da área de segurança do cidadão. Brasília, 2000.
BRASIL. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Segurança Pública. Matriz Curricular Nacional para a formação em segurança pública. Brasília: Departamento de Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública. Coordenação-geral de ensino, 2003.
BRASIL. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Segurança Pública. A matriz Curricular em movimento. Diretrizes pedagógicas e Malha Curricular. Brasília, 2006.
BRASIL. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Segurança Pública. Matriz Curricular Nacional para a formação em segurança pública. Brasília: Departamento de Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública. Coordenação geral de ensino, 2008.
BRASIL. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Segurança Pública. Texto base: 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública. Brasília. 2009.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino.Trad. de Reynaldo Bairão. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora S.A., 1975.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. Introdução a uma sociologia reflexiva. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 1989.
BRETAS, M. L. Observação sobre a falência dos modelos policiais. Tempo Social, Revista de Sociologia da USP, v. 9, n. 1, p. 79-94, maio 1997.
CALDEIRA, T. P. do R. A polícia uma longa história de abusos. Cidade de muros: crime, segregação e cidadania. São Paulo: Ed. Edusp, 2000.
CHAUI, M. O que é ideologia. 38ª edição. São Paulo: Braziliense, 1994 (Coleção primeiros passos, 13).
DAMATTA. R. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
DURKHEIM, E. As regras do método sociológico. São Paulo: Ed. Martin Claret, 2002.
FERNANDES NETO, B. Adequação do ensino dos direitos humanos no curso de soldados e o contexto atual da segurança pública. Âmbito Jurídico, n. 60, dez. 2008.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes, 1977.
MACEDO, A. C.; PAIM, J, S,; SILVA, L. M. V.; COSTA, M. C. N. Violência e desigualdade social: mortalidade por homicídios e condições de vida em Salvador. Rev. Saúde Pública, n. 35, p. 515-22, 2001.
MUNIZ, J. A crise de identidade das polícias brasileiras: dilema e paradoxos da formação educacional. Center for Hemispheric Defense Studies. REDES, 2001.
OLIVEN. R. G. Violência e cultura no Brasil. Rio de Janeiro: Vozes, 1983.
ROLIM. M. Caminhos para a inovação em segurança pública no Brasil. Revista Brasileira de Segurança Pública, ano 1, edição 1, p. 32-47, 2007.
ROVER, C. de. Para servir e proteger: direitos humanos e direito internacional humanitário. Trad. Sílvia Backes e Ernani S. Pilla. 4ª ed. Genebra: Comitê Internacional da Cruz Vermelha, 2005 (Manual para instrutores).
SILVA, J. B. da. Polícia Comunitária no Rio Grande do Norte: uma etnografia do 9º BPM. Monografia (Graduação) − Departamento de Ciências Sociais Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005.
SILVA, J. B. da. A violência policial militar e o contexto da formação profissional: um estudo sobre a relação entre violência e educação no espaço da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.Dissertação (Mestrado) − Departamento de Pós-graduação do Centro de Ciências Sociais Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009.
SILVA, J. da. Controle da criminalidade e segurança pública na nova ordem constitucional. Rio de Janeiro: Forense, 1990.
SOARES, L. E. Meu casaco de general: quinhentos dias no front da segurança pública do Rio de Janeiro. São Paulo: Cia das Letras, 2000.
SOARES, L. E. ;BATISTA, A.; PIMENTEL, R. Elite da tropa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Revista Brasileira de Segurança Pública
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Licencia
La Revista Brasileña de Seguridad Pública utiliza la Licencia Creative Commons como forma de licenciamiento para sus trabajos publicados. La licencia utilizada sigue el modelo CC BY 4.0 - Atribución 4.0 Internacional.
Para ver los derechos permitidos por favor vaya a la licencia completa o a nuestra página de Derechos de Autor y Licencias.