Conflitos em formação

a experiência da convivência civil-militar no Curso de Tecnólogo em Segurança Pública e Social a distância da Universidade Federal Fluminense

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2022.v16.n1.1505

Palabras clave:

Formação universitária em segurança pública, Coexistência de hierarquias cívico-militares na Universidade, Processos de Administração de Conflitos

Resumen

Este texto identifica e discute as moralidades e os conflitos decorrentes da formação de profissionais das carreiras de segurança pública no Curso de Tecnólogo em Segurança Pública e Social na modalidade de ensino a distância da Universidade Federal Fluminense. O argumento é construído a partir da experiência etnográfica dos autores na criação e coordenação do curso e na administração dos conflitos de ordem acadêmica surgidos no decorrer de seu desenvolvimento. As observações foram realizadas nos primeiros anos do curso, de 2013 a 2018. A reflexão sugere que o estranhamento dos alunos com a Universidade demonstra as descontinuidades da convivência civil-militar, mas também permite compreender as demandas de um tratamento igualitário por parte dos agentes de segurança pública institucionalmente inculcados de uma hierarquia excludente. Assim, não basta socializar os alunos nas regras republicanas e democráticas para que eles assumam a postura pedagógica de reproduzi-las no tratamento aos cidadãos que demandam seus serviços, mas é necessário que esses esforços sejam acompanhados de transformações na estrutura profunda das instituições de segurança pública.

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Biografía del autor/a

Roberto Kant de Lima, Universidade Federal Fluminese - UFF

Dr. em Antropologia (Harvard University, EUA); Cientista do Nosso estado/FAPERJ; Pesquisador 1-A do CNPq; Professor do Programa de Pós-graduação em Antropologia e do mestrado em Justiça e Segurança da Universidade Federal Fluminense (UFF); Professor do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Veiga de Almeida (UVA); Coordenador do Instituto de Ciência e Tecnologia - Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC – www.ineac.uff.br)

Pedro Heitor Barros Geraldo, Universidade Federal Fluminense

Dr. em Ciência Política (Montpellier, França); Jovem Cientista do Nosso estado/FAPERJ; Pesquisador de Produtividade 2 do CNPq; Professor de Departamento de Segurança Pública e do Curso de Mestrado em Justiça e Segurança do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos; Professor do Programa de Doutorado em Sociologia e Direito, Universidade Federal Fluminense(UFF); Pesquisador do Instituto de Ciência e Tecnologia -  Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC – www.ineac.uff.br).

Citas

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Publicado

2022-02-25

Cómo citar

KANT DE LIMA, Roberto; HEITOR BARROS GERALDO, Pedro. Conflitos em formação: a experiência da convivência civil-militar no Curso de Tecnólogo em Segurança Pública e Social a distância da Universidade Federal Fluminense. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 30–49, 2022. DOI: 10.31060/rbsp.2022.v16.n1.1505. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/rbsp/article/view/1505. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: A formação dos profissionais de segurança pública