Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Antes de submeter o artigo, o autor deve ter estar de acordo com os princípios da RBSP, quais sejam: INEDITISMO, ORIGINALIDADE, INTEGRIDADE ACADÊMICA, ANTI-PLÁGIO e ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS. Somente são considerados para avaliação os artigos que seguirem todas as diretrizes, assim como as orientações sobre a forma, apresentadas a seguir.
  • Os artigos submetidos a RBSP devem ser originais e inéditos, ou seja, que não estejam publicados ou sendo avaliados simultaneamente em outras revistas ou órgãos editoriais. Pré-prints são consideradas publicações e ferem a política de avaliação duplo-cega.
  • O artigo não deve conter qualquer tipo de identificação dos autores, como NOME, INSTITUIÇÃO ou TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA a que o(s) autor(es) está(ão) vinculado(s).
  • A RBSP publica apenas textos em português, inglês e espanhol.
  • Ao submeter o texto, TODOS os autores e coautores devem ser listados. Informar nome completo, minibiografia, filiação institucional, sua formação mais elevada, a cidade e o estado de residência, ORCID (ao inserir autor/coautor, selecionar a caixa Enviar e-mail para solicitar autorização ORCID do contribuidor) e o e-mail de contato - essas informações são obrigatórias para a publicação. Caso haja financiamento do trabalho a ser publicado, a instituição também deve ser indicada.
  • Os autores/as e coautores/as declaram não terem publicado, nos últimos dois anos, na Revista Brasileira de Segurança Pública e não possuírem outro texto em avaliação no momento da nova submissão.
  • O manuscrito deverá ser apresentado em versão final, com correção ortográfica e gramatical no idioma correspondente e sem marcas de revisão. A extensão do artigo deverá ser de no mínimo 5.000 palavras e no máximo 10.000 palavras, com espaços, excluindo gráficos, tabelas, título, resumo e referências bibliográficas. Os artigos devem ser submetidos em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço 1,5. Não serão encaminhados a parecer artigos fora das normas de submissão, sendo que tais manuscritos são recusados imediatamente pelos editores;
  • O resumo deverá ter até 1.000 caracteres com espaços, na mesma configuração do artigo. O resumo deve especificar: problema, argumento central do artigo, contribuição substantiva ao campo da literatura em que se inscreve, materiais ou instâncias empíricas e escolhas metodológicas. É necessário que haja título, resumo e palavras-chave em duas línguas, sendo obrigatório que uma delas seja inglês. A segunda língua pode ser português ou espanhol, de forma correspondente ao corpo do texto. Títulos e resumos deverão ser inseridos no arquivo e na plataforma ao submeter o texto.
  • As citações textuais devem aparecer entre aspas no corpo do texto, quando inferiores a duas linhas, e em novo parágrafo recuado, quando maiores de duas linhas. Citações deverão ser traduzidas à língua empregada pelo artigo, indicando em nota de rodapé o tradutor quando da primeira citação traduzida. Se for o próprio autor, dizer “tradução minha” ou “tradução nossa”;
  • Colocar como notas de rodapé apenas informações complementares e de natureza substantiva, sem ultrapassar três linhas;
  • No caso de artigos com tabelas, quadros, gráficos e figuras, essas deverão ser enviadas também como arquivos à parte, em formatos PNG, JPG ou Microsoft Excel. Em cada um(a) deverá ser informada a fonte utilizada, inclusive quando se trata de elaboração própria (por exemplo, elaboração própria com base nos dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2020), ou elaboração própria com base em (Costa, 2020). Inclusive, quando os dados são originários de projeto coordenado pelo autor, é preciso informar o nome do projeto como fonte (não identificar diretamente o autor nesta citação).
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • É desejável que os artigos submetidos possuam até cinco autores. Solicitamos que, caso o trabalho possua mais de um(a) autor(a), o número seja justificado, assim como apresentadas as contribuições de cada um no momento da submissão. Critérios de definição de coautoria encontram-se abaixo.
  • As contribuições de cada autor serão enviadas na caixa de Comentários para o editor, especificando os critérios conforme descrição na página Normas de submissão e diretrizes para autores.
  • Antes de submeter o texto, se certificar de que seja adicionada uma nota de rodapé anonimizada informando caso o texto tenha sido apresentado em evento científico (mas não publicado em anais) ou seja fruto de trabalho de conclusão de curso, dissertação ou tese.

Diretrizes para Autores

Critérios para Submissão

A Revista Brasileira de Segurança Pública aceita trabalhos de autores com titulação mínima de Ensino Superior Completo que discutam sobre Segurança Pública, abrangendo as áreas do Direito, Antropologia, Economia, História, Sociologia e outras áreas das ciências sociais e ciências sociais aplicadas.

Sendo assim, publicam-se estudos originais, com o mínimo de 5000 palavras (Sem contar título, resumo, referências bibliográficas e apêndices) em português, inglês e espanhol, enquadrados nas categorias: i) artigos originais; ii) notas técnicas; e iii) entrevistas.

Como parte dos critérios da Revista Brasileira de Segurança Pública declaramos que são prezadas contribuições realizadas por autores externos à equipe editorial e entidade editora. Para realizar a submissão de trabalhos à nossa revista visite a página de submissões.

Observação: O autor principal que possuir a titulação mínima deverá realizar a submissão do texto em caso da presença de co-autores sem a titulação requerida

Regra dos dois anos e Submissões simultâneas:

Os autores/as e coautores/as que submetem um texto à Revista Brasileira de Segurança Pública só poderão realizar uma nova submissão sob as seguintes condições:

  1. Após a rejeição do primeiro texto submetido; ou
  2. Após dois anos da publicação do primeiro texto, caso esse seja aceito e publicado.

Explicação:

  • Após submeter um texto à revista, o/a  autor/a deverá aguardar o resultado do processo de revisão antes de fazer uma nova submissão;
  • Caso o texto seja aceito para publicação mas ainda não tenha sido publicado, o/a autor/a deverá aguardar a publicação do texto;
  • Caso o texto seja rejeitado, o autor poderá submeter um novo texto imediatamente;
  • Caso o texto seja aceito e publicado pela revista, o autor deverá aguardar um período de 2 anos antes de submeter um novo texto, contados a partir do dia de publicação; 
  • Não é permitido realizar submissões concomitantes;
  • A troca de posições para a publicação de artigos está proibida. Isso significa que um texto A, com o autor/a principal X e o coautor/a Y, não poderá ser submetido ao mesmo tempo que um texto B, cujo autor principal seja Y e o coautor seja X.

Essa norma tem como objetivo promover a diversidade de autores e autoras e garantir um intervalo de tempo adequado entre publicações, para que outros autores e autoras tenham a oportunidade de publicar seus trabalhos na Revista. O não cumprimento resultará na recusa da nova submissão do/a autor/a.

Requisitos de Submissão para Imagens e Fotografias

A Revista Brasileira de Segurança Pública (RBSP) recomenda que o uso de imagens e fotografias seja restrito a situações em que sejam de extrema importância para os achados e discussões presentes nos artigos e textos submetidos. É imprescindível ressaltar a necessidade de tomar cuidados quanto à divulgação das identidades das pessoas e à atribuição de autoria às fotografias. Em geral, a RBSP adota uma política de evitar a inclusão de imagens, devido às questões éticas envolvidas, bem como aos custos associados à edição e diagramação dos textos.

Referências Bibliográficas

Menções aos autores no texto devem observar o padrão (autor, ano) ou (autor, ano: página), como nos exemplos: (Costa, 2020) ou (Costa, 2020, p. 10). Se houver mais de um título do mesmo autor no mesmo ano, eles são diferenciados por uma letra após a data: (Costa, 2020a), (Costa, 2020b) etc.

As referências bibliográficas devem ser citadas ao final do artigo, obedecendo aos seguintes critérios, seguindo a NBR 6023:2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):

Livro: sobrenome do autor (em caixa alta) /VÍRGULA/ seguido do nome (em caixa alta e baixa) /PONTO/ título da obra em negrito /PONTO/ nome do tradutor /PONTO/ nº da edição, se não for a primeira /VÍRGULA/ local da publicação /DOIS PONTOS/ nome da editora /VÍRGULA/ data /PONTO.

Artigo: sobrenome do autor, seguido do nome (como no item anterior) /PONTO/ título do artigo /PONTO/ nome do periódico em negrito /VÍRGULA/ volume do periódico /VÍRGULA/ número da edição /VÍRGULA/ data /VÍRGULA/ numeração das páginas /PONTO.

Capítulo: sobrenome do autor, seguido do nome (como nos itens anteriores) /PONTO/ título do capítulo /PONTO/ In /DOIS PONTOS/ sobrenome do autor (em caixa alta) /VÍRGULA/ seguido do nome (em caixa alta e baixa) /PONTO/ título da obra em negrito /PONTO/ local da publicação /DOIS PONTOS/ nome da editora /VÍRGULA/ data /PONTO.

Coletânea: sobrenome do organizador, seguido do nome (como nos itens anteriores) /PONTO/ título da coletânea em negrito /PONTO/ nome do tradutor /PONTO/ nº da edição, se não for a primeira /VÍRGULA/ local da publicação /DOIS PONTOS/ nome da editora /VÍRGULA/ data /PONTO.

Teses acadêmicas: sobrenome do autor, seguido do nome (como nos itens anteriores) /PONTO/ título da tese em negrito /PONTO/ número de páginas /PONTO/ grau acadêmico a que se refere /TRAVESSÃO/ instituição em que foi apresentada /VÍRGULA/ data /PONTO.

Observe:

a) As menções a autores, no correr do texto, seguem a forma (Autor, data) ou (Autor, data, página), a última necessária para citações diretas.

b) Colocar como notas de rodapé apenas informações complementares e de natureza substantiva, sem ultrapassar 3 linhas e, quando constarem citações, estas devem ser incluídas nas referências bibliográficas e seguir o critério acima.

Quadros e tabelas

A inclusão de quadros ou tabelas deverá seguir as seguintes orientações:

a) Figuras, gráficos, mapas, tabelas, etc, deverão ser incluídos no corpo do texto e enviados também separadamente em arquivo Excel ou similares e as imagens em alta resolução, com indicações claras dos títulos e dos locais em que se incluem.

b) Devem acompanhar categoria (ex: Figura 1, 2, 3... ou Gráfico 1, 2, 3...), título, seguindo a forma "Categoria: Título" em negrito e, ao final, fonte (ex: elaboração própria, referência acompanhada de entrada de citação, etc). 

Os critérios bibliográficos da Revista Brasileira de Segurança Pública tem por base a NBR 6023:2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Tempo Estimado Para Avaliação e Publicação dos Trabalhos

Aceite da submissão do texto pelos editores. Os trabalhos enviados serão apreciados pela comissão editorial em até 30 dias.

Cada parecerista tem, em média, 60 dias para verificar a pertinência do artigo à política editorial, à adequação teórico-metodológica e à contribuição para a área de segurança pública.

A revisão do manuscrito, de acordo com pareceres emitidos, possuem prazo de 45 dias para ser realizada.

A respectiva publicação demora cerca de 18 (dezoito) meses a ser publicada. 

Definição de Autoria e coautoria:

As pessoas designadas como autores e coautores devem ter desempenhado um papel ativo e significativo na elaboração do artigo, permitindo-lhes assumir a responsabilidade pública pelo conteúdo. A qualificação de autor/coautor requer o cumprimento de ao menos dois dos seguintes critérios:

a) Concepção e delineamento:

Os autores devem ter contribuído de forma substancial para a concepção e delineamento do estudo. Isso deve incluir o planejamento, escolha de metodologias e coleta de dados.

b) Análise e interpretação dos dados.

Os autores devem ter participado da análise dos dados, quantitativos ou qualitativos, interpretação dos resultados e discussão dos achados.

c) Redação do manuscrito ou revisão crítica:

Os autores devem ter participado ativamente na redação do manuscrito ou na revisão crítica do conteúdo. Isso envolve a redação ou a contribuição significativa para a redação do texto, revisão de versões preliminares e fornecimento de insights intelectuais importantes.

Revisão e aprovação final:

Informamos que todos os autores devem ter revisado o manuscrito e aprovado a versão final do artigo a ser submetido para publicação. Isso garante que todos os autores tenham conhecimento do conteúdo do artigo e concordem com sua publicação. Ademais, alertamos que é expressamente importante que no caso de submissões com coautoria seja indicado as contribuições individuais de cada autor. Isso pode ser feito em uma mensagem/observação ao editor da revista no momento da submissão.

Artigos

A RBSP aceita artigos científicos nos formatos de pesquisa teórica, revisões críticas de literatura, trabalhos empíricos, notas técnicas e resenhas. Os trabalhos devem ser inéditos, ou seja, que não estejam publicados ou sendo avaliados simultaneamente em outras revistas ou órgãos editoriais nacionais ou internacionais. Ademais, devem ser  originais, trazendo novidades em relação a estudos anteriores ou preenchendo lacunas, por exemplo. Assim, devem realizar contribuições relevantes, fomentando o debate no campo de estudos que envolve a segurança pública. É responsabilidade dos(as) autores(as) garantir a autenticidade dos dados e das informações reportadas, bem como o cumprimento de preceitos da ética em pesquisa com seres humanos. 

Deverão ser precedidos por um breve resumo, em português e em inglês.

Palavras-chave deverão ser destacadas (palavras ou expressões que expressem as idéias centrais do texto), as quais possam facilitar posterior pesquisa ao trabalho na biblioteca.

Serão aceitos artigos escritos nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola.

Não serão devidos direitos autorais ou qualquer remuneração pela publicação dos trabalhos em nossa revista, em qualquer tipo de mídia impressa (papel) ou eletrônica (Internet, etc.).

A simples remessa do original para apreciação implica autorização para publicação pela revista, se obtiver parecer favorável.

Sugere-se observar recomendações para a elaboração de artigos científicos ná página Sobre a revista.

Resenhas

  • Resenhas

Serão aceitas resenhas de livros publicados primordialmente em português, podendo ser em inglês ou espanhol, há no máximo três anos sobre temas relacionados à segurança pública. As resenhas deverão cumprir com as normas da ABNT, além de: 

  • Conter a referência completa do livro; incluindo número de páginas; conter título em inglês e português de até 50 caracteres com espaços;
  • Serem escritas em português; 
  • Conter entre 10.000 a 20.000 caracteres com espaços;
  • Incluir resumos em português e inglês, de até 1000 caracteres, em que conste do que se trata a resenha (por exemplo, do que trata a obra selecionada, se a resenha realiza uma revisão crítica, um resumo, se a relaciona à discussão no campo da segurança pública, etc);
  • Incluir referência bibliográfica da obra na abertura do texto;
  • Limitar as notas de rodapé a comentários estritamente necessários. 
  • A RBSP aceita apenas um autor para resenhas, com titulação mínima de mestrado. 

Após análise de conformidade com nossas normas e escopo, todos os manuscritos serão enviados para avaliação às cegas por pares. 

Notas Técnicas

Configuram uma seção das edições da RBSP em que se valoriza experiências de operadores(as) e trabalhadores(as) do campo da segurança pública. Espera-se que os trabalhos possam contribuir na construção de novos padrões de práticas profissionais na área, bem como qualificar a formulação de políticas públicas específicas. Nesta seção, são aceitos trabalhos teóricos e empíricos, que se relacionem com atividades práticas na área da segurança pública (como uso de determinados equipamentos ou a atuação de certa equipe em circunstâncias específicas).  Sugere-se observar recomendações para a elaboração de artigos científicos ná página Sobre a revista, de modo a conferir robustez aos trabalhos.

Edição Especial: Violência e Crime na Região Amazônica

É com grande satisfação que convidamos à comunidade acadêmica e profissionais de segurança pública para submeter artigos científicos e notas técnicas à edição especial - Violência e Crime na Região Amazônica. O suplemento especial será coordenado por Edson Marcos Leal Soares Ramos e Silvia dos Santos de Almeida, integrantes do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, da Universidade Federal do Pará.

Nos últimos anos a violência na Amazônia teve um salto de 47,3% nas mortes violentas intencionais e a violência contra os indígenas teve um aumento de 295%. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, além disso, hoje, o Brasil é o quarto país mais perigoso para ativistas ambientais e dos direitos humanos, como pôde ser visto no caso do assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips em 2022. A edição  será composta por artigos científicos e uma nota técnica, que abordem numa perspectiva mais ampla discussões em torno desta temática para o contexto atual, podendo se relacionar ao debate e consolidação de projetos, políticas públicas ou áreas de pesquisa.

 

Cronograma

Dia 14/06/2023: Abertura de chamada e início de checagem e desk review

Até 14/08/2023: Encerramento da chamada

Até 21/08/2023: Finalização de checagem e desk review das submissões

Até 20/11/2023: Retorno dos pareceristas e análise

Até 05/02/2024: Finalização da análise de revisões e aprovação ou rejeição

Até 04/03/2024: Definição da lista de textos aprovados

30/06/2024: Publicação da edição especial

Política de Privacidade

Em conformidade com os regulamentos da Lei 13.709, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a Revista Brasileira de Segurança Pública informa abaixo a finalidade específica dos dados utilizados e como estão sendo captados.
Os nomes, endereços e dados gerais informados por meio do cadastro de usuário e envio de submissões serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação (RBSP) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Entre as finalidades de uso dos dados podem ser mencionadas:
  • Comunicação entre as partes interessadas (RBSP e usuários do sistema como: autores, pareceristas e leitores cadastrados da revista), o que permitirá, por exemplo, ao usuário receber o sumário via e-mail a cada nova edição, ou notificações relacionadas ao fluxo editorial.
  • Convites e divulgações referentes a publicações, projetos, pesquisas e eventos do FBSP, todos relacionados com as temáticas prioritárias de atuação da entidade.
  • Divulgação científica dos textos publicados e apresentação dos dados dos autores e co-autores como demonstração de boas práticas de publicação e ética em periódicos científicos (Email - escolhido pelo próprio autor a ser divulgado- ; nome; Orcid e filiação institucional).
Informamos que todas as informações enviadas são salvas no sistema OJS (Open Journal System), sendo utilizadas pelo fluxo editorial e acessada apenas pela equipe técnica da revista.