Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- Antes de submeter o artigo, o autor deve ter estar de acordo com os princípios da RBSP, quais sejam: INEDITISMO, ORIGINALIDADE, INTEGRIDADE ACADÊMICA, ANTI-PLÁGIO e ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS. Somente são considerados para avaliação os artigos que seguirem todas as diretrizes, assim como as orientações sobre a forma, apresentadas a seguir.
- O artigo não deve conter qualquer tipo de identificação dos autores, como NOME, INSTITUIÇÃO ou TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA a que o(s) autor(es) está(ão) vinculado(s).
- A RBSP publica apenas textos em português, inglês e espanhol.
- Ao submeter o texto, todos os autores devem informar filiação institucional, sua formação mais elevada, a cidade e o estado de residência, ORCID e o e-mail de contato - essas informações são obrigatórias para a publicação. Caso haja financiamento do trabalho a ser publicado, a instituição também deve ser indicada;
- O manuscrito deverá ser apresentado em versão final, com correção ortográfica e gramatical no idioma correspondente e sem marcas de revisão. A extensão do artigo deverá ser de no mínimo 5.000 e no máximo 10.000 palavras, com espaços, incluindo a bibliografia, tabelas e diagramas. Os artigos devem ser submetidos em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço 1,5. Não serão encaminhados a parecer artigos fora das normas de submissão, sendo que tais manuscritos são recusados imediatamente pelos editores;
- O resumo deverá ter até 1.000 caracteres com espaços, na mesma configuração do artigo. O resumo deve especificar: problema, argumento central do artigo, contribuição substantiva ao campo da literatura em que se inscreve, materiais ou instâncias empíricas e escolhas metodológicas. É necessário que haja título, resumo e palavras-chave em duas línguas, sendo obrigatório que uma delas seja inglês. A segunda língua pode ser português ou espanhol, de forma correspondente ao corpo do texto;
- As citações textuais devem aparecer entre aspas no corpo do texto, quando inferiores a duas linhas, e em novo parágrafo recuado, quando maiores de duas linhas. Citações deverão ser traduzidas à língua empregada pelo artigo, indicando em nota de rodapé o tradutor quando da primeira citação traduzida. Se for o próprio autor, dizer “tradução minha” ou “tradução nossa”;
- Colocar como notas de rodapé apenas informações complementares e de natureza substantiva, sem ultrapassar três linhas;
- No caso de artigos com tabelas, quadros, gráficos e figuras, informar em cada um(a) a fonte utilizada, inclusive quando se trata de elaboração própria (por exemplo, elaboração própria com base nos dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2020), ou elaboração própria com base em (Costa, 2020). Inclusive, quando os dados são originários de projeto coordenado pelo autor, é preciso informar o nome do projeto como fonte (não identificar diretamente o autor nesta citação).
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
Artigos
Deverão ser precedidos por um breve resumo, em português e em inglês.
Palavras-chave deverão ser destacadas (palavras ou expressões que expressem as idéias centrais do texto), as quais possam facilitar posterior pesquisa ao trabalho na biblioteca.
Serão aceitos artigos escritos nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola.
Não serão devidos direitos autorais ou qualquer remuneração pela publicação dos trabalhos em nossa revista, em qualquer tipo de mídia impressa (papel) ou eletrônica (Internet, etc.).
A simples remessa do original para apreciação implica autorização para publicação pela revista, se obtiver parecer favorável.
Resenhas
Serão aceitas resenhas de livros publicados no no máximo há três anos sobre temas relacionados à segurança pública, além de conter a referência completa do livro.
Dossiê: A formação dos profissionais de segurança pública
Dossiê: A formação dos profissionais de segurança pública
Organizadores: Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo (PUCRS); Marlene Inês Spaniol (PUCRS); Fernanda Bestetti de Vasconcellos (UFRGS)
O tema do profissionalismo dos integrantes da segurança pública no Brasil é reiteradamente apontado como um recurso importante, capaz de orientar mudanças nas práticas e nos procedimentos dominantes da polícia brasileira, ajudando a torná-la mais eficiente, responsável e efetiva nas suas atribuições. Considerando que os primeiros contatos do profissional de segurança pública com a prática da atividade de polícia serão determinantes para a constituição do seu perfil profissional, e que a totalidade destes agentes públicos passa por um curso de formação antes de começar a exercer suas funções, é a partir destes dois vetores que o policial irá adquirir os conhecimentos teóricos e práticos que irão orientar a sua atuação. Neste dossiê, temos interesse em trabalhos sobre os processos formativos de todos os órgãos policiais que integram o Sistema Nacional de Segurança Pública, inclusive com as recém-criadas Polícias Penais, assim como a formação das Guardas Civis Municipais para atuação em políticas locais de prevenção à violência, por meio de abordagens preferencialmente empíricas e utilizando dados quantitativos ou qualitativos com fontes de pesquisa nacionais e internacionais acerca do tema. São bem vindos também estudos de países latino-americanos que, assim como o Brasil, passaram por processo de redemocratização e reformulação em suas forças policiais para delinear como se dão os processos formativos destes agentes públicos, bem como analisar seus avanços e desafios. Busca-se identificar quais são os avanços ocorridos neste campo pós-redemocratização, quais os principais desafios ou barreiras enfrentados, quais as especificidades na formação dos diferentes órgãos que atuam no campo da segurança pública e qual o impacto dos cursos na realidade do dia a dia da atividade policial.
Cronograma
28/10/2020 – Publicação da chamada
15/03/2021 – Data máxima para envio dos trabalhos à revista
15/03/2021 – Início da triagem e encaminhamento dos artigos para pareceres
15/05/2021 – Recebimento dos pareceres de cada artigo
30/05/2021 – Avaliação dos pareceres pelo comitê editorial
30/06/2021 – Prazo máximo para autores fazerem modificações nos artigos
Fevereiro/2022 - Publicação do Dossiê
Declaração de Direito Autoral
Declaração de Responsabilidade
Ao submeter o texto, o autor deve assinar a declaração de responsabilidade, disponível no próprio sistema. Nela, o autor deve concordar com as seguintes afirmativas:
a) Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está sendo baseado, para exame dos editores;
b) Certifico que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
No caso de artigos com mais de um autor, a declaração deve especificar o(s) tipo(s) de participação de cada autor, conforme abaixo exemplificado:
a) Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento do projeto, obtenção de dados ou análise e interpretação dos dados;
b) Contribuí significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo;
c) Participei da aprovação da versão final do manuscrito.
Transferência de Direitos Autorais
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os autores devem assinar a declaração de transferência de direitos autorais e submetê-la, via sistema, assim como outros documentos. Nesta declaração, o autor deve dizer expressamente que:
- Declara que concorda que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Brasileira de Segurança Pública, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, constar o devido agradecimento à Revista Brasileira de Segurança Pública.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.