Prorrogação Dossiê Escola

 Chamada de trabalhos para o Dossiê:

A violência em contexto escolar e a escola em contexto violento

(Organizadoras: Valéria Cristina de Oliveira e Flávia Pereira Xavier)

 

Escola e violência representam um daqueles pares de temas que, além da popularidade entre os itens de destaque nos planos de governo e nos relatórios de gestão da administração pública, compartilham outra importante característica: a complexidade – seja como objeto de estudo acadêmico ou de políticas públicas. O grande número de fatores condicionantes torna difícil a tarefa daquele que, para responder à imaginação científica ou à necessidade de intervenção, precisa definir ações para promover aprendizado, reduzir a violência e seus efeitos nocivos sobre a vida das pessoas.

A sobreposição desses fenômenos por meio da investigação dos diferentes tipos de violência e das maneiras como elas se configuram no ambiente escolar faz com que essa problemática ganhe perguntas ainda mais instigantes. O que é indisciplina e não é violência? Bairros violentos, escolas violentas? Aprendem menos os alunos de escolas localizadas em áreas com grande incidência de crimes violentos? Ações pedagógicas são capazes de minimizar os efeitos da violência do entorno no interior das escolas? Como hipótese subjacente a essas perguntas está a crença de que os acontecimentos na escola são construídos em interação com o que ocorre fora dela.

Portanto, conflitos e violências presentes na sociedade podem se tornar parte das experiências locais da direção do estabelecimento de ensino, dos professores e dos estudantes, exigindo que sejam adotadas estratégias específicas para garantir o aprendizado, finalidade última (e não única) daquela instituição. Tais estratégias para prevenção ou enfrentamento, bem como as percepções sobre o que, como e por que se manifestam os diferentes tipos de violência nas escolas e no seu entorno consistem nos temas de interesse desta coletânea de artigos.

Neste dossiê, estamos interessados em trabalhos que analisem a relação entre violência e escola por meio de abordagens preferencialmente empíricas e utilizando dados quantitativos ou qualitativos (por exemplo, tomando como fontes pesquisas nacionais e internacionais em larga escala, estudos de caso, etnografias, etc.). A proposta é que os artigos possam ser classificados em um dos três eixos temáticos que estruturam a publicação, a saber: I) Definições e percepções sobre violência no contexto escolar; II) Condicionantes e consequências da violência em escolas; e, finalmente, III) Interfaces da escola com o território e a violência no entorno.

No primeiro eixo, Definições e percepções sobre violência no contexto escolar, são esperados trabalhos que busquem estabelecer i) definições, delimitação do campo e operacionalização do conceito; ii) dimensões da violência da e na escola e iii) percepções e representações dos sujeitos (gestores, professores, alunos, pais) sobre a violência escolar e no entorno das escolas.

Os artigos relacionados aos Condicionantes e consequências da violência em escolas se propõem a discutir a relação da violência da e na escola com i) as práticas pedagógicas e de gestão escolar, ii) as políticas públicas de prevenção à criminalidade, iii) as condições de trabalho docente, iv) o aprendizado e v) as trajetórias escolares (frequência, permanência, fluxo).

Finalmente, o eixo Interfaces da escola com o território e a violência no entorno reúne trabalhos sobre i) o papel do território e das vulnerabilidades na violência escolar; ii) o efeito-vizinhança e escola e iii) as consequências da violência no entorno para o ensino, aprendizado e clima escolar.

Ainda são bem-vindas contribuições que, mesmo fora destes eixos, tangenciem questões de interesse, como as medidas socioeducativas de meio aberto e a escola, o ensino em contextos de restrição de liberdade (sistema prisional e socioeducativo) e a relação entre indisciplina, bullying e violência.

 

 

Cronograma

 

30/07/2018 – Prazo para submissão (prorrogado)

20/08/2018 – Prazo para os autores fazerem modificações nos artigos.

20/09/2018 – Publicação