Avaliação de cursos de formação inicial de policiais militares

um velho desafio para as novas academias integradas de segurança pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2022.v16.n1.1449

Palavras-chave:

Avaliação, Formação de policiais militares, Academias Integradas

Resumo

Como avaliar um determinado curso de formação inicial de policiais militares, ou seja, saber se o mesmo tem atendido aos anseios da sociedade que, em última instância, é sua principal beneficiária? Quais os desafios dessa avaliação no atual modelo de academias integradas de segurança pública, criadas no Brasil a partir do final da década de 1990 e existentes em alguns estados da Federação? Este artigo se propõe a responder tais questões. Para isso, utiliza-se de pesquisa bibliográfica e documental, apontando possíveis soluções. Diante dos impasses gerados por questões jurídicas e políticas historicamente relacionadas ao problema, apresenta-se a autoavaliação, entre outras, como um método prático e válido para as instituições de ensino, especialmente as academias integradas.

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Biografia do Autor

Anderson Duarte Barboza, Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará

Oficial da ativa da Polícia Militar do Ceará. Mestre e Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão de Segurança Pública pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). Atualmente, é Diretor de Estratégia de Segurança Pública na Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do estado do Ceará (Supesp).

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Publicado

2022-02-25

Como Citar

Barboza, A. D. (2022). Avaliação de cursos de formação inicial de policiais militares: um velho desafio para as novas academias integradas de segurança pública . Revista Brasileira De Segurança Pública, 16(1), 216–231. https://doi.org/10.31060/rbsp.2022.v16.n1.1449

Edição

Seção

Dossiê: A formação dos profissionais de segurança pública