O serviço policial, os conflitos sociais e o foco de atuação do policiamento de rádio patrulha em Cuiabá

Autores

  • Clelcimar S. Rabelo de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2012.v6.n2.147

Resumo

A Polícia Militar tem atuado de maneira reativa no controle do crime, classificando as demandas não criminais comonão importantes e sem prioridade de atendimento. O objetivo do artigo é conhecer e analisar a opinião dos policiais doserviço de rua para saber o que pensam e como se comportam em relação ao atendimento de ocorrências criminais enão criminais. Conclui-se que as ações do policial de rua são características do modelo de policiamento tradicional, comestratégia reativa e foco de atuação no crime e criminoso. Já o contato, atendimento e relacionamento com a populaçãoapontam para o descaso, desinteresse e resistência do policial de rua em relação aos conflitos não criminais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERGAS, O. P. Material de orientação e formatação de regras básicas para trabalhos acadêmicos ABNT/APMCV. Apostila de metodologia científica do curso superior de polícia da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. Várzea Grande: Academia de Polícia Militar, 2011.

BRASIL. Constituição Federal.

BITTNER, E. Aspectos do trabalho policial. Tradução de Ana Luísa Amêndola Pinheiro. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003 (Série Polícia e Sociedade, n. 8).

BRODEUR, J. P. (Org.). Como reconhecer um bom policiamento. Tradução de Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002 (Série Polícia e Sociedade, n. 4).

CARVALHO, M. C. M. (Org.). Construindo o saber – Metodologia cientifica: fundamentos e técnicas. 15ª ed. São Paulo: Papirus, 2003.

FURASTÉ, P. A. Normas técnicas para o trabalho científico: elaboração e formatação. Explicitação das Normas da ABNT. 14ª ed. Porto Alegre, 2007.

GREENE, J. R. (Org.). Administração do trabalho policial: questões e análises. Tradução de Ana Luisa Amêndola Pinheiro. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002 (Série Polícia e Sociedade, n.5).

GOLDSTEIN, H. Policiando uma sociedade livre. Tradução de Marcello Rollemberg. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003 (Série Polícia e Sociedade, n. 9).

LIMA, M. C. A engenharia da produção acadêmica. São Paulo: Saraiva, 2004.

MARCINEIRO, N. Polícia comunitária: construindo segurança nas comunidades. Florianópolis: Insular, 2009.

MONJARDET, D. O que faz a Polícia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003 (Série Polícia e Sociedade, n. 10).

MOORE, M. H. Policiamento comunitário e policiamento para a solução de problemas. In: TONRY, M.; MORRIS, N. (Orgs.). Policiamento moderno. Tradução de Jacy Cardia Ghirotti. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003 (Série Polícia e Sociedade, n. 7).

PONCIONI, P. Tendências e desafios na formação profissional do policial no Brasil. Revista Brasileira de Segurança Pública, edição 1, 2007.

ROSENBAUM, D. P. A mudança no papel da Polícia:avaliando a transição para o policiamento comunitário. In: BRODEUR, J. P. (Org.). Como reconhecer um bom policiamento. Tradução de Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002 (Série Polícia e Sociedade, n. 4).

ROVER, C. de. Vítimas da criminalidade e abuso do poder. Direitos humanos e direito internacional humanitário para forças policiais e de segurança. Tradução de Silvia Backes e Ernani Pilla. Caderno 13, Genebra: Comitê Internacional da Cruz Vermelha, 1998.

SKOLNICK, J. H.; BAYLEY, D. H. Nova Polícia: inovações na Polícia de seis cidades norte-americanas. Tradução de Geraldo G. de Souza. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001 (Série Polícia e Sociedade, n. 2).

SKOLNICK, J. H.; BAYLEY, D. H. Policiamento comunitário:questões e práticas através do mundo. Tradução de Ana Luísa A. Pinheiro. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002 (Série Polícia e Sociedade, n. 6).

TAVARES, M. C. Gestão estratégica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

TONRY, M.; MORRIS, N. (Orgs.). Policiamento moderno.Tradução de Jacy Cardia Ghirotti. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003.

VANAGUNAS, S. Planejamento dos serviços policiais urbanos. In: GREENE, J. R .(Org.). Administração do trabalho policial: questões e análises. Tradução de Ana Luisa Amêndola Pinheiro. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002 (Série Polícia e Sociedade, n. 5).

Downloads

Publicado

01-09-2012

Como Citar

S. RABELO DE SOUSA, Clelcimar. O serviço policial, os conflitos sociais e o foco de atuação do policiamento de rádio patrulha em Cuiabá. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 390–410, 2012. DOI: 10.31060/rbsp.2012.v6.n2.147. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/147. Acesso em: 28 mar. 2024.