LIDERAZGO IMPLÍCITO

El prototipo de líder militar para distintas generaciones

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2025.v19.n1.1961

Palabras clave:

Cohortes generacionales, Organizaciones militares, Liderazgo implícito

Resumen

El objetivo de este artículo es identificar y analizar los prototipos del líder para diferentes cohortes generacionales en el cuerpo de bomberos militares, a partir de la Teoría del Liderazgo Implícito. En la literatura, hay pocos estudios que aborden el liderazgo implícito en diferentes cohortes generacionales y no se encontraron estudios que se centren en este tema en un contexto militar, lo que confirma la relevancia y novedad de esta investigación. Para alcanzar el objetivo, se adoptó el método cualitativo y se recolectaron datos a través de grupos focales, subdivididos por cohorte generacional. A partir de la técnica de análisis temático, se constató que: la Generación Baby Boomer presenta el prototipo de un líder más centrado en las relaciones afectivas; la Generación X, un líder orientador y resolutivo; y la Generación Y, un líder centrado en la innovación y el desarrollo tecnológico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Paula Grillo Rodrigues, Universidade do Estado de Santa Catarina

Psicóloga, Doutora em Administração, Professora da Área Comportamental no Curso de Administração Pública, Mestrado e Doutorado Acadêmico em Administração (ESAG/UDESC). Pós Doutora na Área de Liderança Militar. Pesquisadora na Área de Comportamento Humano do Servidor Púbico com enfoque nas Organizações Militares.

Cristiano José Castro de Almeida Cunha, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Administração de Empresas (RWTH Aachen). Ex-professor visitante do IGIA - França. Ex-professor da Pós-Graduação em Administração (UFSC). Ex-professor da Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC. Professor da Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC.

 

Solange Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora associada IV da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculada ao Departamento de Ciências da Administração (CAD). É professora permanente do PPGEGC  e do PPGAdm/UFSC. Possui pós-doutorado (2018) pela PUC, doutorado (2007) e mestrado (1999) em Engenharia de Produção pelo PPGEPS/UFSC, e graduação em Administração, pela ESAG/UDESC (1995). É subcoordenadora do LGR (Laboratório de Liderança e Gestão Responsável). Tem participado de diversos projetos de pesquisa e de extensão na área de Liderança e Desenvolvimento de Líderes Femininas.

Citas

AL-ASFOUR, Ahmed. Strategies for leadership styles for multi-generational workforce. Journal of Leadership, Accountability and Ethics, v. 11, n. 2, p. 58-69, 2014.

BĂLAN, Mădălina; MARIN, Silvia; MITAN, Andreea; PÎNZARU, Florina; VĂTĂMĂNESCU, Elena-Mădălina; ZBUCHEA, Alexandra. Leaders in focus: generational differences from a personality-centric perspective. Management & Marketing: Challenges for the Knowledge Society, v. 14, n. 4, p. 372-385, 2019. DOI: https://doi.org/10.2478/mmcks-2019-0026

BENSON, John; BROWN, Michelle. Generations at work: are there differences and do they matter?. The International Journal of Human Resource Management, v. 22, n. 9, p. 1843-1865, 2011. DOI: https://doi.org/10.1080/09585192.2011.573966

BERTSCH, Andy.; SAEED, Mohammad.; ONDRAEK, James; ABDULLAH, ABM.; DAHL, Jordan; PIZZO, Josh; SCHESCHUK, Shain; MOORE, Wyatt.; YUNGREN, Danny. Variation in Preferred Leadership Styles Across Generations. Journal of Leadership in Organizations, v. 4, n. 1, p. 1-16, 2022. DOI: https://doi.org/10.22146/jlo.70057

BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Reflecting on reflexive thematic analysis. Qualitative research in sport, exercise and health, v. 11, n. 4, p. 589-597, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/2159676X.2019.1628806

CARUSO, David; SALOVEY, Peter. Liderança com inteligência emocional: liderando e administrando com competência e eficácia. São Paulo: M. Books, 2007.

COLET, Daniela Siqueira. Contribuições da diversidade geracional para a aprendizagem organizacional. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2016.

CULPIN, Vicki; MILLAR, Carla; PETERS, Kai. Multi-generational frames of reference: managerial challenges of four social generations in the organisation. Journal of Managerial Psychology, v. 30, n. 1, 2015. DOI: https://doi.org/10.1108/JMP-08-2014-0231

CVENKEL, Nicole. Multigenerational workforce and well-being in the twenty-first-century workplace. In: CVENKEL, Nicole. Well-Being in the workplace: Governance and Sustainability Insights to Promote Workplace Health. Springer Singapore, 2020, p. 191-224. DOI: https://doi.org/10.1007/978-981-15-3619-9_9

EDEN, Dov; LEVIATAN, Uri. Implicit leadership theory as a determinant of the factor structure underlying supervisory behavior scales. Journal of Applied Psychology, v. 60, n. 6, p. 736-741, 1975. DOI: https://doi.org/10.1037//0021-9010.60.6.736

FEIXA, Carles; LECCARDI, Carmem. O conceito de geração nas teorias sobre juventude. Sociedade e Estado, Brasília, v. 25, n. 2, p. 185-204, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69922010000200003

FOTI, Roseanne J.; LORD, Robert G. Prototypes and scripts: The effects of alternative methods of processing information on rating accuracy. Organizational Behavior and Human Decision Processes, v. 39, n. 3, p. 318-340, 1987. DOI: https://doi.org/10.1016/0749-5978(87)90027-6

GABRIELOVA, Karina; BUCHKO, Aaron. Here comes Generation Z: Millennials as managers.

Business Horizons, v. 64, n. 2, p. 489-499, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.bushor.2021.02.013

GODOI, Christiane Kleinübing; CARGNIN, Fabíola Radaê Gewehr; UCHÔA, Antônio Giovanni Figliuolo. Manifestações inconscientes na relação líder-liderado: contribuições da teoria psicanalítica aos estudos organizacionais. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 599-614, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1679-395164894

GOLEMAN, Daniel. Inteligência social: a ciência revolucionária das relações humanas. São Paulo: Objetiva, 2019.

GRUBB, Valerie. Conflito de gerações: desafios e estratégias para gerenciar quatro gerações no ambiente de trabalho. Trad.: Afonso Celso Cunha da Serra. São Paulo: Autêntica Business, 2018.

HEIFETZ, Ronald. Leadership without easy answers. Harvard University Press, 1998.

JOHNSON, Brad; LALL, Rakesh; HOLMES, Elizabeth; BRINKMYER, Kimberly; YATKO, Bonnie. Personality characteristics of future military leaders. Military Medicine, Oxford, v. 164, n. 12, p. 906-910, 1999. DOI: https://doi.org/10.1093/milmed/164.12.906

JANISSEK, Janice. A. Souza. Teoria implícita de organização inovadora em empresas com padrões diferenciados de adoção de práticas de gestão. 2007. 273 f. Tese (Doutorado em Administração) – Núcleo de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007.

KATZ, Robert. Skills of an effective administrator. Harvard Business Review, 1955.

KENNEY, Robert; BLASCOVICH, Jim; SHAVER, Phillip. Implicit leadership theories: prototypes for new leaders. Basic and Applied Social Psychology, v. 15, n. 4, p. 409-437, 1994. DOI: https://doi.org/10.1207/s15324834basp1504_2

KOHLBERG, Lawrence. Development of moral character and moral ideology. In: HOFFMAN, Martin; HOFFMAN, Lois Wladis (Eds.). Review of Child Development Research, v. 1, 1964, p. 383-431.

KRAUS, Markus. Comparing Generation X and Generation Y on their preferred emotional leadership style. Journal of Applied Leadership and Management, Kempten, v. 5, p. 62-75, 2017.

KUNZE, Florian; BOEHM, Stephan A.; BRUCH, Heike. Generational leadership: how to manage five different generations in the workforce. In: BOPPEL, Michael; BOEHM, Stephan; KUNISH, Sven (Eds.). From Grey to Silver: Managing the Demographic Change Successfully. Heidelberg: Springer Berlin, 2010, p. 87-100. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-642-15594-9_8

LIND, Georg. O significado e medida da competência moral revisitada: um modelo do duplo aspecto da competência moral. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 399-416, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722000000300009

MANNHEIM, Karl. El problema de las generaciones. Trad.: Ignacio Sánchez de la Yncera. Reis, n. 62, p. 193-242, 1993. DOI: https://doi.org/10.2307/40183643

MARTÍN-ALCÁZAR, Fernando; ROMERO-FERNÁNDEZ, Pedro; SÁNCHEZ-GARDEY, Gonzalo. Strategic human resource management: integrating the universalistic, contingent, configurational and contextual perspectives. The International Journal of Human Resource Management, v. 16, n. 5, p. 633-659, 2005. DOI: https://doi.org/10.1080/09585190500082519

MATTHEWS, Michael; EID, Jarle; KELLY, Dennis; BAILEY, Jennifer; PETERSON, Christopher. Character strengths and virtues of developing military leaders: an international comparison. Military Psychology, v. 18, p. 57-68, 2006. DOI: https://doi.org/10.1207/s15327876mp1803s_5

MOTTA, Fernando Prestes. O behaviorismo na teoria das organizações. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 10, n. 3, p. 97-113, 1970. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901970000300004

NORTHOUSE, Peter. Leadership: theory and practice. 6 ed. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2013.

NORTHOUSE, P. G. Leadership: Theory and Practice. [s.l.] Sage Publications, 2021.

ORTIZ-PIMENTEL, Maximiano; MOLINA, Carlos; RONDA-PUPO, Guillermo Armando. Bibliometric assessment of papers on generations in management and business journals. Scientometrics, Akadémiai Kiadó, v. 125, n. 1, p. 445-469, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-020-03670-8

PAULA DAMO, Lílian; SILVA, Narbal. Felicidade no trabalho e diferentes perspectivas geracionais: uma revisão integrativa da literatura. Conhecimento & Diversidade, Niterói, v. 13, n. 31, p. 127-151, 2021. DOI: https://doi.org/10.18316/rcd.v13i31.8752

RUDOLPH, Cort; RAUVOLA, Rachel; ZACHER, Hannes. Leadership and generations at work: a critical review. The Leadership Quarterly, v. 29, n. 1, p. 44-57, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.leaqua.2017.09.004

SALAHUDDIN, Mecca. Generational differences impact on leadership style and organizational success. Journal of Diversity Management (JDM), v. 5, n. 2, 2010. DOI: https://doi.org/10.19030/jdm.v5i2.805

SALVOSA, Helen; HECHANOVA, Maria Regina. Generational differences and implicit leadership schemas in the Philippine workforce. Leadership & Organization Development Journal, v. 42, n. 1, p. 47-60, 2021. DOI: https://doi.org/10.1108/LODJ-08-2018-0314

SHAMIR, Boas. From passive recipients to active co-producers: followers’ roles in the leadership process. In: SHAMIR, Boas; PILLAI, Rajnandini; BLIGH, Michelle; UHL-BIEN, Mary (Eds.). Follower-centered perspectives on leadership: a tribute to the memory of James R. Meindl. Information Age Publishing, 2007, p. 39.

SCHEIN, Edgar Henry. Cultura organizacional e liderança. São Paulo: Atlas, 2009.

SESSA, Valerie; KABACOFF, Robert; DEAL, Jennifer; BROWN, Heather. Generational differences in leader values and leadership behaviors. The Psychologist-Manager Journal, v. 10, n. 1, p. 47-74, 2007. DOI: https://doi.org/10.1080/10887150709336612

SOLANO, Alejandro Castro; BECERRA, Luciana; PERUGINI, María Laura Lupano. Prototipos de liderazgo em población civil y militar. Interdisciplinaria, Buenos Aires, v. 24, n. 1, p. 65-94, 2006.

SMALIUKIENE, Rasa; BEKESIENE, Svajone. Towards sustainable human resources: how generational differences impact subjective wellbeing in the military?. Sustainability, v. 12, n. 23, 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/su122310016

SROUR, Robert Henry. Ética empresarial: o ciclo virtuoso dos negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

STĂNCIULESCU, Robert; BELDIMAN, Elvira. The issue of leadership styles in the military organization. Land Forces Academy Review, v. 24, n. 1, p. 54-60, 2019. DOI: https://doi.org/10.2478/raft-2019-0006

STERNBERG, Robert. Psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000.

TEIXEIRA, Ana Paula Pydd; PETUCCO, Cintia Frigo; GAMARRA, Lorena Tello; KUHSLER, Carolina; TEIXEIRA, Rafael; KLEIN, Amarolinda Zanela. O sentido do trabalho: uma análise à luz das gerações X e Y. Diálogo, Canoas, n. 25, p. 25-37, 2014.

TOLBIZE, Anick. Generational differences in the workplace. Research and Training Center on Community Living, Minnesota, 2008.

UNGARI, Diego Fernandes; GRILLO RODRIGUES, Ana Paula. A influência da Cultura Organizacional no desenvolvimento dos vínculos com a organização. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, Florianópolis, v. 13, n. 2, 2020. DOI: https://doi.org/10.19177/reen.v13e22020168-196

WOLOR, Christian Wiradendi; NURKHIN, Ahmad; CITRIADIN, Yudin. Leadership style for millennial generation, five leadership theories, systematic literature review. Quality-Access to Success, v. 22, n. 184, p. 105-110, 2021. DOI: https://doi.org/10.47750/QAS/22.184.13

YIN, Robert Kuo-zuir. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.

YUKL, Gary. Leadership in Organizations. 8 ed. Boston: Pearson, 2012. DOI: https://doi.org/10.69645/FLMZ5596

Publicado

2025-02-18

Cómo citar

GRILLO RODRIGUES, Ana Paula; CASTRO DE ALMEIDA CUNHA, Cristiano José; SILVA, Solange. LIDERAZGO IMPLÍCITO: El prototipo de líder militar para distintas generaciones . Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 168–189, 2025. DOI: 10.31060/rbsp.2025.v19.n1.1961. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/rbsp/article/view/1961. Acesso em: 22 feb. 2025.