LIDERANÇA IMPLÍCITA
O protótipo do líder militar para diferentes gerações
DOI:
https://doi.org/10.31060/rbsp.2025.v19.n1.1961Palavras-chave:
Liderança Implícita, Coortes Geracionais, Organizações MilitaresResumo
O objetivo deste artigo é identificar e analisar os protótipos do líder para diferentes coortes geracionais na corporação dos bombeiros militares, a partir da Teoria da Liderança Implícita. Na literatura, encontram-se poucos trabalhos que abordam a liderança implícita em diferentes coortes geracionais e não foram encontrados estudos que focam essa temática em contexto militar, o que confirma a relevância e o ineditismo da presente pesquisa. Para alcançar o objetivo, adotou-se o método qualitativo e a coleta de dados por meio de grupos focais, subdivididos por coortes geracionais. A partir da técnica da análise temática, constata-se que: a Geração Baby Boomers apresenta o protótipo do líder mais voltado às relações afetivas; a Geração X, um líder orientador e resolutivo; e a Geração Y, um líder voltado à inovação e ao desenvolvimento tecnológico.
Downloads
Referências
AL-ASFOUR, Ahmed. Strategies for leadership styles for multi-generational workforce. Journal of Leadership, Accountability and Ethics, v. 11, n. 2, p. 58-69, 2014.
BĂLAN, Mădălina; MARIN, Silvia; MITAN, Andreea; PÎNZARU, Florina; VĂTĂMĂNESCU, Elena-Mădălina; ZBUCHEA, Alexandra. Leaders in focus: generational differences from a personality-centric perspective. Management & Marketing: Challenges for the Knowledge Society, v. 14, n. 4, p. 372-385, 2019. DOI: https://doi.org/10.2478/mmcks-2019-0026
BENSON, John; BROWN, Michelle. Generations at work: are there differences and do they matter?. The International Journal of Human Resource Management, v. 22, n. 9, p. 1843-1865, 2011. DOI: https://doi.org/10.1080/09585192.2011.573966
BERTSCH, Andy.; SAEED, Mohammad.; ONDRAEK, James; ABDULLAH, ABM.; DAHL, Jordan; PIZZO, Josh; SCHESCHUK, Shain; MOORE, Wyatt.; YUNGREN, Danny. Variation in Preferred Leadership Styles Across Generations. Journal of Leadership in Organizations, v. 4, n. 1, p. 1-16, 2022. DOI: https://doi.org/10.22146/jlo.70057
BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Reflecting on reflexive thematic analysis. Qualitative research in sport, exercise and health, v. 11, n. 4, p. 589-597, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/2159676X.2019.1628806
CARUSO, David; SALOVEY, Peter. Liderança com inteligência emocional: liderando e administrando com competência e eficácia. São Paulo: M. Books, 2007.
COLET, Daniela Siqueira. Contribuições da diversidade geracional para a aprendizagem organizacional. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2016.
CULPIN, Vicki; MILLAR, Carla; PETERS, Kai. Multi-generational frames of reference: managerial challenges of four social generations in the organisation. Journal of Managerial Psychology, v. 30, n. 1, 2015. DOI: https://doi.org/10.1108/JMP-08-2014-0231
CVENKEL, Nicole. Multigenerational workforce and well-being in the twenty-first-century workplace. In: CVENKEL, Nicole. Well-Being in the workplace: Governance and Sustainability Insights to Promote Workplace Health. Springer Singapore, 2020, p. 191-224. DOI: https://doi.org/10.1007/978-981-15-3619-9_9
EDEN, Dov; LEVIATAN, Uri. Implicit leadership theory as a determinant of the factor structure underlying supervisory behavior scales. Journal of Applied Psychology, v. 60, n. 6, p. 736-741, 1975. DOI: https://doi.org/10.1037//0021-9010.60.6.736
FEIXA, Carles; LECCARDI, Carmem. O conceito de geração nas teorias sobre juventude. Sociedade e Estado, Brasília, v. 25, n. 2, p. 185-204, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69922010000200003
FOTI, Roseanne J.; LORD, Robert G. Prototypes and scripts: The effects of alternative methods of processing information on rating accuracy. Organizational Behavior and Human Decision Processes, v. 39, n. 3, p. 318-340, 1987. DOI: https://doi.org/10.1016/0749-5978(87)90027-6
GABRIELOVA, Karina; BUCHKO, Aaron. Here comes Generation Z: Millennials as managers.
Business Horizons, v. 64, n. 2, p. 489-499, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.bushor.2021.02.013
GODOI, Christiane Kleinübing; CARGNIN, Fabíola Radaê Gewehr; UCHÔA, Antônio Giovanni Figliuolo. Manifestações inconscientes na relação líder-liderado: contribuições da teoria psicanalítica aos estudos organizacionais. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 599-614, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1679-395164894
GOLEMAN, Daniel. Inteligência social: a ciência revolucionária das relações humanas. São Paulo: Objetiva, 2019.
GRUBB, Valerie. Conflito de gerações: desafios e estratégias para gerenciar quatro gerações no ambiente de trabalho. Trad.: Afonso Celso Cunha da Serra. São Paulo: Autêntica Business, 2018.
HEIFETZ, Ronald. Leadership without easy answers. Harvard University Press, 1998.
JOHNSON, Brad; LALL, Rakesh; HOLMES, Elizabeth; BRINKMYER, Kimberly; YATKO, Bonnie. Personality characteristics of future military leaders. Military Medicine, Oxford, v. 164, n. 12, p. 906-910, 1999. DOI: https://doi.org/10.1093/milmed/164.12.906
JANISSEK, Janice. A. Souza. Teoria implícita de organização inovadora em empresas com padrões diferenciados de adoção de práticas de gestão. 2007. 273 f. Tese (Doutorado em Administração) – Núcleo de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007.
KATZ, Robert. Skills of an effective administrator. Harvard Business Review, 1955.
KENNEY, Robert; BLASCOVICH, Jim; SHAVER, Phillip. Implicit leadership theories: prototypes for new leaders. Basic and Applied Social Psychology, v. 15, n. 4, p. 409-437, 1994. DOI: https://doi.org/10.1207/s15324834basp1504_2
KOHLBERG, Lawrence. Development of moral character and moral ideology. In: HOFFMAN, Martin; HOFFMAN, Lois Wladis (Eds.). Review of Child Development Research, v. 1, 1964, p. 383-431.
KRAUS, Markus. Comparing Generation X and Generation Y on their preferred emotional leadership style. Journal of Applied Leadership and Management, Kempten, v. 5, p. 62-75, 2017.
KUNZE, Florian; BOEHM, Stephan A.; BRUCH, Heike. Generational leadership: how to manage five different generations in the workforce. In: BOPPEL, Michael; BOEHM, Stephan; KUNISH, Sven (Eds.). From Grey to Silver: Managing the Demographic Change Successfully. Heidelberg: Springer Berlin, 2010, p. 87-100. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-642-15594-9_8
LIND, Georg. O significado e medida da competência moral revisitada: um modelo do duplo aspecto da competência moral. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 399-416, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722000000300009
MANNHEIM, Karl. El problema de las generaciones. Trad.: Ignacio Sánchez de la Yncera. Reis, n. 62, p. 193-242, 1993. DOI: https://doi.org/10.2307/40183643
MARTÍN-ALCÁZAR, Fernando; ROMERO-FERNÁNDEZ, Pedro; SÁNCHEZ-GARDEY, Gonzalo. Strategic human resource management: integrating the universalistic, contingent, configurational and contextual perspectives. The International Journal of Human Resource Management, v. 16, n. 5, p. 633-659, 2005. DOI: https://doi.org/10.1080/09585190500082519
MATTHEWS, Michael; EID, Jarle; KELLY, Dennis; BAILEY, Jennifer; PETERSON, Christopher. Character strengths and virtues of developing military leaders: an international comparison. Military Psychology, v. 18, p. 57-68, 2006. DOI: https://doi.org/10.1207/s15327876mp1803s_5
MOTTA, Fernando Prestes. O behaviorismo na teoria das organizações. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 10, n. 3, p. 97-113, 1970. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901970000300004
NORTHOUSE, Peter. Leadership: theory and practice. 6 ed. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2013.
NORTHOUSE, P. G. Leadership: Theory and Practice. [s.l.] Sage Publications, 2021.
ORTIZ-PIMENTEL, Maximiano; MOLINA, Carlos; RONDA-PUPO, Guillermo Armando. Bibliometric assessment of papers on generations in management and business journals. Scientometrics, Akadémiai Kiadó, v. 125, n. 1, p. 445-469, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-020-03670-8
PAULA DAMO, Lílian; SILVA, Narbal. Felicidade no trabalho e diferentes perspectivas geracionais: uma revisão integrativa da literatura. Conhecimento & Diversidade, Niterói, v. 13, n. 31, p. 127-151, 2021. DOI: https://doi.org/10.18316/rcd.v13i31.8752
RUDOLPH, Cort; RAUVOLA, Rachel; ZACHER, Hannes. Leadership and generations at work: a critical review. The Leadership Quarterly, v. 29, n. 1, p. 44-57, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.leaqua.2017.09.004
SALAHUDDIN, Mecca. Generational differences impact on leadership style and organizational success. Journal of Diversity Management (JDM), v. 5, n. 2, 2010. DOI: https://doi.org/10.19030/jdm.v5i2.805
SALVOSA, Helen; HECHANOVA, Maria Regina. Generational differences and implicit leadership schemas in the Philippine workforce. Leadership & Organization Development Journal, v. 42, n. 1, p. 47-60, 2021. DOI: https://doi.org/10.1108/LODJ-08-2018-0314
SHAMIR, Boas. From passive recipients to active co-producers: followers’ roles in the leadership process. In: SHAMIR, Boas; PILLAI, Rajnandini; BLIGH, Michelle; UHL-BIEN, Mary (Eds.). Follower-centered perspectives on leadership: a tribute to the memory of James R. Meindl. Information Age Publishing, 2007, p. 39.
SCHEIN, Edgar Henry. Cultura organizacional e liderança. São Paulo: Atlas, 2009.
SESSA, Valerie; KABACOFF, Robert; DEAL, Jennifer; BROWN, Heather. Generational differences in leader values and leadership behaviors. The Psychologist-Manager Journal, v. 10, n. 1, p. 47-74, 2007. DOI: https://doi.org/10.1080/10887150709336612
SOLANO, Alejandro Castro; BECERRA, Luciana; PERUGINI, María Laura Lupano. Prototipos de liderazgo em población civil y militar. Interdisciplinaria, Buenos Aires, v. 24, n. 1, p. 65-94, 2006.
SMALIUKIENE, Rasa; BEKESIENE, Svajone. Towards sustainable human resources: how generational differences impact subjective wellbeing in the military?. Sustainability, v. 12, n. 23, 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/su122310016
SROUR, Robert Henry. Ética empresarial: o ciclo virtuoso dos negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
STĂNCIULESCU, Robert; BELDIMAN, Elvira. The issue of leadership styles in the military organization. Land Forces Academy Review, v. 24, n. 1, p. 54-60, 2019. DOI: https://doi.org/10.2478/raft-2019-0006
STERNBERG, Robert. Psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000.
TEIXEIRA, Ana Paula Pydd; PETUCCO, Cintia Frigo; GAMARRA, Lorena Tello; KUHSLER, Carolina; TEIXEIRA, Rafael; KLEIN, Amarolinda Zanela. O sentido do trabalho: uma análise à luz das gerações X e Y. Diálogo, Canoas, n. 25, p. 25-37, 2014.
TOLBIZE, Anick. Generational differences in the workplace. Research and Training Center on Community Living, Minnesota, 2008.
UNGARI, Diego Fernandes; GRILLO RODRIGUES, Ana Paula. A influência da Cultura Organizacional no desenvolvimento dos vínculos com a organização. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, Florianópolis, v. 13, n. 2, 2020. DOI: https://doi.org/10.19177/reen.v13e22020168-196
WOLOR, Christian Wiradendi; NURKHIN, Ahmad; CITRIADIN, Yudin. Leadership style for millennial generation, five leadership theories, systematic literature review. Quality-Access to Success, v. 22, n. 184, p. 105-110, 2021. DOI: https://doi.org/10.47750/QAS/22.184.13
YIN, Robert Kuo-zuir. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.
YUKL, Gary. Leadership in Organizations. 8 ed. Boston: Pearson, 2012. DOI: https://doi.org/10.69645/FLMZ5596
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Segurança Pública

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licenciamento
A Revista Brasileira de Segurança Pública usa a Licença Creative Commons como forma de licenciamento para suas obras publicadas. A licença utilizada segue o modelo CC BY 4.0 - Attribution 4.0 International.
Para consultar os dirietos permitidos direcione-se para a licença completa ou para a nossa página de Direitos dos autores e Licenças.