Discutindo cidadania com policiais militares da Paraíba

Autores

  • Rosália do Socorro da Silva Corrêa

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2007.v1.n2.15

Palavras-chave:

Polícia Militar, Cidadania, Relações internas.

Resumo

Este artigo apresenta o resultado da pesquisa-piloto, realizada na Polícia Militar da Paraíba –PM-PB, 2005, em que se buscoucompreender a percepção de 30 policiais militares, praças e oficiais, sobre a cidadania na instituição e nas relações internasentre superiores e subordinados. Os policiais que foram entrevistados fazem parte dos efetivos do Pelotão de Choque e da23ª Companhia, que atuam no policiamento ostensivo. A seleção dessas unidades justifica-se pelas suas localizações nacapital e atuações em missões distintas, características que as aproximam do objeto de pesquisa proposto, para o doutoradodirecionado para o estudo das relações hierárquicas em unidades da Polícia Militar do Pará-PM-PA, localizadas na capitale que desempenham diferentes missões. Os resultados mostraram que as relações intramuros na PM-PB passam pormudanças, baseadas na concepção de cidadania, tentando romper com os antigos padrões de condutas que sempre asconduziram e ainda persistem, a despeito da obstinada mobilização interna para superá-los.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosália do Socorro da Silva Corrêa

Rosália Corrêa é doutoranda do curso de Sociologia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB e professora da Universidadeda Amazônia – Unama, Belém-PA.

Referências

PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (Orgs.). História da cidadania. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2003, p. 115-157.

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. 5. ed. São Paulo: Editora Nobel, 2000. (Coleção Espaços).

Downloads

Publicado

20-09-2012

Como Citar

CORRÊA, Rosália do Socorro da Silva. Discutindo cidadania com policiais militares da Paraíba. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 40–49, 2012. DOI: 10.31060/rbsp.2007.v1.n2.15. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/15. Acesso em: 30 abr. 2024.