Controle interno da atividade policial: um estudo qualitativo sobre as Corregedorias Civis e Militares do Nordeste brasileiro

Autores

  • Cristina Maria Zackseski Universidade de Brasília
  • Edi Alves de Oliveira Neto UnB - Universidade de Barsília
  • Felipe da Silva Freitas Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2018.v12.n2.828

Palavras-chave:

Polícia, Corregedorias, Ouvidorias, Controle interno, Segurança Pública.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada nas corregedorias de Polícias Militar e Civil dos Estados do Nordeste do Brasil no ano de 2016, como parte de consultoria prestada ao Ministério da Justiça (MJ). Entre os resultados estão  diagnósticos sobre as estruturas físicas e organizacionais das corregedorias e da relação entre as instituições de controle interno com as de controle externo da atividade policial, e também a análise dos dados coletados em campo confrontados com os resultados de pesquisas sobre o mesmo objeto. O principal objetivo deste artigo então é apresentar um panorama geral da atual situação do controle interno da atividade polical na região destacada. A perspectiva de análise dos dados direciona-se para a questão da alta taxa de mortalidade da atividade policial, central no atual cenário de segurança pública no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edi Alves de Oliveira Neto, UnB - Universidade de Barsília

Doutorando do SOL/UnB em sociologia, trabalhando as temãticas acerca da atividade policial e das instituiçõs policiais, principalmente, e também sobre violência no futebol, torcidas organizadas, sistema carcerário, direitos humanos, cinema e sociedade, segurança pública e sociedade, representações sociais e relação entre humanos e não-humanos.

Atualmente é pesquisador do NEVIS-Unb (Núleo de Estudos sobr Violência e Segurança)

Referências

BRAGA, Raquel. Arquiteturas organizacionais, modelos de gestão e indicadores de eficiência das corregedorias e ouvidorias de polícia. Brasília: SENASP, 2006.

CANO, Ignacio; DUARTE, Thais Lemos. Análise das atividades correcionais no Brasil. Belo Horizonte, 2011.

GOVERNO DO ESTADO DE ALAGOAS. Prevenção à infração disciplinar. Maceió: Gerência da Corregedoria Geral de Polícia Judiciária, 2016.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO. Relatório das atividades desenvolvidas pela Corregedoria Adjunta de Polícia Militar. São Luís: Corregedoria do Sistema Estadual de Segurança Pública. Março, 2016.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. As corregedorias dos órgãos de segurança pública no Brasil. Nota técnica. Brasília: SENASP, 2012.

INSTITUTO CIDADANIA. Projeto Segurança Pública para o Brasil. São Paulo, 2001.

LEMGRUBER, Julita; MUSUMECI, Leonarda; CANO, Ignacio. Quem vigia os vigias? Rio de Janeiro: Record, 2003.

MARTINEZ, F.; MOHOR, A. & TOCORNAL, X... Elementos introductorios: hacia uma concepción de La responsabilización policial. In. Responsabilidad Policial em Democracia: Uma proposta para América Latina. México: Cambio XXI, 2008.

MESQUITA NETO, Paulo. Violência policial no Brasil: abordagens teóricas e práticas de controle.

PANDOLFR, D.C. et al. (Orgs.). Cidadania, justiça e violência. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1999.S

ILVA, James Ribeiro (org.). Legislação Básica da Polícia Militar do Maranhão, 6a ed. rev. e atual. - São Luís: Comercial Segraf , 2014.

CGD. Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Estado do Ceará.

SDS. Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco.

SENASP. Relatório de Atividades. Implantação do Sistema Único de Segurança Pública.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Estimativa populacional de 2015.

ZAVERUCHA, Jorge. Frágil democracia. Collor, Itamar, FHC e os militares (1990 – 1998). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

ZAVERUCHA, Jorge. FHC, forças armadas e polícia: entre o autoritarismo e a democracia (1999 – 2002). Rio de Janeiro: Record, 2005.

Downloads

Publicado

01-03-2019

Como Citar

ZACKSESKI, Cristina Maria; DE OLIVEIRA NETO, Edi Alves; FREITAS, Felipe da Silva. Controle interno da atividade policial: um estudo qualitativo sobre as Corregedorias Civis e Militares do Nordeste brasileiro. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 66–90, 2019. DOI: 10.31060/rbsp.2018.v12.n2.828. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/828. Acesso em: 28 mar. 2024.