Não-formal e informal no ensino policial

Autores

  • Antonio Alberto Brunetta

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2015.v9.n2.511

Palavras-chave:

Polícia militar, Formação policial, Reforma do ensino policial, Concepções de formação

Resumo

O artigo analisa as contradições do processo de formação do policial militar no estado de São Paulo, considerando o atrelamento das práticas modernizantes da instituição às concepções liberais, as quais articulam os fundamentos democráticos à condição de mera aparência e solidificam as práticas tradicionais de promoção do controle social e a reprodução das desigualdades. Foram realizadas entrevistas com os comandantes das escolas PMESP, confirmando que a dinâmica de sustentação das práticas e dos discursos de tendência liberal é operada por meio das articulações entre o não formal e o informal em seu sistema de ensino.

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Biografia do Autor

Antonio Alberto Brunetta

Professor adjunto na área de Metodologia do Ensino de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR. Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela UNESP.

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Publicado

02-10-2015

Como Citar

BRUNETTA, Antonio Alberto. Não-formal e informal no ensino policial. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 130–140, 2015. DOI: 10.31060/rbsp.2015.v9.n2.511. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/511. Acesso em: 28 mar. 2024.