Treinamento de condução veicular policial
um estudo de caso na polícia rodoviária federal
DOI:
https://doi.org/10.31060/rbsp.2023.v17.n2.1599Palavras-chave:
Trânsito, Condução, Veículos, Polícia, CapacitaçãoResumo
Este estudo trata da observação de um caso de aplicação dos princípios de educação inovadora no treinamento de Condução Veicular Policial (CVP), aplicado durante o Ciclo de Atualização Policial da Polícia Rodoviária Federal (PRF), evento de capacitação profissional realizado anualmente por Policiais Rodoviários Federais como forma de aprimoramento e atualização das técnicas necessárias para o exercício de suas funções. Por meio do emprego de técnicas pedagógicas, como a gamificação, buscou-se induzir nos instruendos o estado de flow na prática de exercícios que simulam situações que poderão ser encontradas nas rotinas operacionais diárias, tendo como objetivo o desenvolvimento de práticas de direção segura para a redução dos índices de vitimização policial por acidentes de trânsito. Os resultados observados apontam para um elevado nível de comprometimento dos instruendos e revelam a importância do treinamento de CVP no âmbito da educação corporativa da PRF.
Downloads
Referências
COSTA, J. M. S.; MIRANDA, O. J. N. As implicações da formação específica para condutores de viaturas oficiais no 6º BPM-AC. Artigo (Habilitação de Oficial Administrativo) – Centro de Ensino da Polícia Militar do Acre, Rio Branco/AC, 2020, p. 4.
CSIKSZENTMIHALYI, M. Flow: The psychology of optimal experience. USA: Harper Perennial Modern Classics, 1990.
DAILY, J.; SHIGEMURA, N.; DAILY, J. Rotacional Mechanics. In: DAILY, J.; SHIGEMURA, N.; DAILY, J. Fundamentals of Traffic Crash Reconstruction. Florida/USA: DAILY, 2006, v. 2. Cap. 9, p. 275-279.
DORILEO, A. W. A direção policial preventiva como possibilidade de controle do número de acidentes com vítimas na Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. Homens do Mato – Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública, v. 7, 2011.
FARDO, M. L. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. Renote, v. 11, n. 1, 2013.
HOFFMANN, M. H. Comportamento do condutor e fenômenos psicológicos. Psicologia: Pesquisa e Trânsito, v. 1, n. 1, p. 17-24, 2005.
JALONETSKY, A. Curso de Direção Policial: use as técnicas da ROTA para dirigir seu carro. IG, Último Segundo, Brasil, 25 mai. 2017. Citado por COSTA, J. M. S.; MIRANDA, O. J. N. In: As implicações da formação específica para condutores de viaturas oficiais no 6º BPM-AC. Artigo (Habilitação de Oficial Administrativo) – Centro de Ensino da Polícia Militar do Acre, Rio Branco/AC, 2020, p. 12.
LIMEIRA, M. L. C.; DONATO, R. S. Análise dos acidentes de trânsito com morte de Policial Militar em serviço na Brigada Militar – de 2006 a 2016. Produto & Produção, v. 20, n. 2, p. 42-61, 2019.
MARIN, L.; QUEIROZ, M. S. A atualidade dos acidentes de trânsito na era da velocidade: uma visão geral. Cadernos de Saúde Pública, v. 16, n. 1, jan./mar. 2000.
MARTINS, W. M. Fatores de Risco e Vitimização Fatal de Policiais: uma análise sobre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Brasil (2007-2016). TCC (Especialização em Políticas e Gestão em Segurança Pública) – Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA, 2016.
MARTINS, W. M. Fatores de Risco e Vitimização Fatal de Policiais: uma análise sobre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Brasil (2007- 2021). 2021. Apresentação do Power Point.
MONTANARO, P. R. Gamificação para a Educação. Inovaeh, UFSCar, 2018. [e-book].
MORAIS, A. M. Fatores do comportamento humano que implicam no envolvimento de Policiais Militares em acidentes de trânsito: estudo sobre as percepções de condutores de viaturas da Polícia Militar do Estado do Amazonas. Homens do Mato – Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública, v. 7, jul./dez. 2011.
MUNIZ, J. O.; SOARES, B. M. (Coords.). Mapeamento da vitimização de policiais no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Iser, Unesco, Ministério da Justiça, 1998.
MUNIZ, J. O.; SOARES, B. M. Estudo exploratório sobre vitimização, letalidade e saúde ocupacional nas Polícias de São Paulo: sugestões para um programa de ação federativa. PNUD, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Secretaria Nacional de Segurança Pública, 2011.
NEWTON, I. The Principia: mathematical principles of natural philosophy. University of California Press, 1999.
NUNES, R. C. T. Um modelo de dados voltado ao treinamento e formação policial. TCC (Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Segurança Pública e Direitos Humanos) – Universidade Federal de Santa Catarina, Araranguá/SC, 2017.
PEREIRA, E. R. Fundamentos de ergonomia e fisioterapia do trabalho. Rio de Janeiro: Taba, 2002.
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO – PMESP. Despacho Nº PM3-008/03/08, 24 jan. 2008, constante do Boletim Geral da PMESP. São Paulo, 2008. Citado por COSTA, J. M. S.; MIRANDA, O. J. N. In: As implicações da formação específica para condutores de viaturas oficiais no 6º BPM-AC. Artigo (Habilitação de Oficial Administrativo) – Centro de Ensino da Polícia Militar do Acre, Rio Branco/AC, 2020, p. 12.
ROZESTRATEN, R. J. Psicologia do trânsito: conceitos e processos básicos. São Paulo: Edusp, 1988.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Definiciones de los enfoques cuantitativo y cualitativo, sus similitudes y diferencias. In: SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodología de la investigación, 2006, p. 2-19.
SÖDERLUND, N.; ZWI, A. B. Mortalidad por accidentes de tránsito en países industrializados y en desarrollo. Boletín de la Oficina Sanitaria Panamericana, v. 119, n. 6, p. 471-480, 1995.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Segurança Pública
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licenciamento
A Revista Brasileira de Segurança Pública usa a Licença Creative Commons como forma de licenciamento para suas obras publicadas. A licença utilizada segue o modelo CC BY 4.0 - Attribution 4.0 International.
Para consultar os dirietos permitidos direcione-se para a licença completa ou para a nossa página de Direitos dos autores e Licenças.