Competências e impactos do mestrado profissional
o caso do Programa de Pós-Graduação Profissional em Segurança Pública da Universidade Federal da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.31060/rbsp.2022.v16.n1.1503Palabras clave:
Avaliação de formação, Formação profissional, Segurança PúblicaResumen
O artigo discute as competências e impactos dos mestrados profissionais em segurança pública a partir dos resultados da avaliação de egressos da Pós-Graduação Profissional em Segurança Pública da Universidade Federal da Bahia. Para tanto, adotou-se o modelo de personalidade parentética, proposto por Alberto Guerreiro Ramos, para analisar a interação entre a universidade e campo profissional através dos egressos, entendidos como pesquisadores práticos. A pesquisa foi efetuada por meio de questionário de aplicação ampla enviado, por e-mail, a todos os alunos que concluíram o curso no período de 2013 a 2020. Os resultados, com 40 respondentes, sugerem que estes estão mais conscientes do papel social de sua profissão, apresentam maior competência em pensar de forma crítica sua realidade profissional, analisar o ambiente interno e externo de suas organizações e tomar decisões com potencial de impacto.
Descargas
Citas
Almeida Júnior, A. et al. Parecer CFE Nº 977/65, aprovado em 3 dez. 1965. Revista Brasileira de Educação [online]. 2005, n. 30, pp. 162-173. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782005000300014.
ANDRÉ, M. Mestrado profissional e mestrado acadêmico: aproximações e diferenças. Revista Diálogo Educacional, v. 17, n. 53, p. 823-841, 2017.
BARATA, R. B. Programas de pós-graduação profissionais: por que precisamos deles?. International Journal of Business Marketing, v. 5, n. 2, p. 30-34, 2020.
BRASIL. Lei Nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 11429, 27/12/1961.
BRASIL. Portaria Nº 47, de 17 de outubro de 1995. Determina a implantação na Capes de procedimentos apropriados à recomendação, acompanhamento e avaliação de cursos de mestrado dirigidos à formação profissional. Revista Brasileira da Pós-Graduação - RBPG, Brasília/DF, v. 2, n. 4, p. 147-148, jul. 2005.
CAPES. Produção Técnica. Relatório de grupo de trabalho. Brasília: Ministério da Educação; Capes, 2019.
DAZZANI, M. V. M.; LORDELO, J. A. C. A importância dos estudos com egressos na avaliação de programas. In: DAZZANI, M. V. M.; LORDELO, J. A. C. (Orgs.). Estudos com estudantes egressos: concepções e possibilidades metodológicas na avaliação de programas. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 15-21.
GALINDO, F. Mestrados profissionais: reflexões sobre um modelo paradoxal. International Journal of Business Marketing, v. 5, n. 2, p. 58-63, 2020.
HANSSON, S. O. Critical Thinking. Theoria, v. 85, p. 3-7, 2019.
NISHIMURA, A. T. Avaliação de programas de doutorado em administração sob a perspectiva dos egressos. Tese (Doutorado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
PAIXÃO, R. B.; BRUNI, A. L. Mestrados profissionais: características, especificidades, diferenças e relatos de sucesso. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 14, n. 2, p. 279-310, 2013.
RAMOS, A. G. Modelos de homem e teoria administrativa. Revista de administração pública, v. 18, n. 2, p. 3-12, 1984.
SERVA, M. A racionalidade substantiva demonstrada na prática administrativa. Revista de administração de empresas, v. 37, n. 2, p. 18-30, 1997.
SOUZA, J. G.; RAMOS, E. M. L.; PENSADOR, L. E. S. Perfil dos Egressos do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública da Universidade Federal do Pará. In: SOUZA, J. G.; RAMOS, E. M. L.; PENSADOR, L. E. S. et al. Segurança e defesa: cidades, criminalidades, tecnologias e diversidades. 1 ed. Praia, Cabo Verde: Uni-CV, 2019.
STREHLAU, V. I. O lugar dos mestrados profissionais. International Journal of Business Marketing, v. 5, n. 2, p. 82-85, 2020.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Brasileira de Segurança Pública
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Licencia
La Revista Brasileña de Seguridad Pública utiliza la Licencia Creative Commons como forma de licenciamiento para sus trabajos publicados. La licencia utilizada sigue el modelo CC BY 4.0 - Atribución 4.0 Internacional.
Para ver los derechos permitidos por favor vaya a la licencia completa o a nuestra página de Derechos de Autor y Licencias.