v. 2 n. 1 (2008): Revista Brasileira de Segurança Pública 3

					Visualizar v. 2 n. 1 (2008): Revista Brasileira de Segurança Pública 3
Chegamos ao terceiro número da Revista Brasileira de Segurança Pública com a sensação de dever cumprido e do acerto em publicar um periódico científico dedicado ao tema da segurança pública. A revista, ao que tudo indica, está abrindo um espaço, que antes não existia, e contribuindo para o debate democrático e qualificado sobre essa área tão sensível à realidade brasileira e, mesmo, latino-americana.

Nossa responsabilidade aumenta e novos desafios nos são impostos: manter a qualidade e atualidade das discussões; fomentar a participação de diferentes segmentos e perfis profissionais envolvidos na temática da segurança pública; buscar a excelência científica e a conseqüente indexação em sistemas de referência reconhecidos; estabelecer parcerias para tratar de assuntos de interesse nacional e ou regional, entre vários outros que ainda estão por vir.

Todo este trajeto não teria sido possível sem o apoio do Conselho de Administração do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, da Fundação Tinker, do Open Society Institute e de diversas outras instituições e pessoas que apostam no projeto da Revista e que a incentivam, não obstante todas as dificuldade inerentes à publicação de periódicos científicos no Brasil. Como exemplo dessa aposta, não é possível deixar de mencionar a presença marcante e serena de Paulo de Mesquita Neto na co-edição dos dois primeiros números. Sem dúvida, o trabalho silencioso de Paulo, de interlocução com autores e revisores, é um dos principais responsáveis pela RBSP chegar até aqui. Infelizmente perdemos Paulo, mas o seu legado de seriedade, rigor e generosidade não será esquecido.

Boa leitura!
Publicado: 20-09-2012

Edição completa